4 de outubro de 2017

Personagem do Mês de Máio de 2017 - games únicos em suas gerações

“E lá vamos nós”, como dizia a bruxa do desenho do Picapau. O personagem do mês de Maio foi definido ATRAVÉS DESTA ENQUETE lançada no dia 24 de abril de 2017 lá na Retro-Gamer Brasil G+, e a temática foi “Os personagens que de sua própria maneira, foram únicos em sua geração”. O grande vencedor, por sinal por lavada, foi o...

...Ralph do game The Adventures of Little Ralph. Mas vamos conhecer bem essa história. Mas antes que eu me esqueça (Coisa que eu deveria ter feito desde o post anterior), gostaria de deixar registrado os meus agradecimentos ao Soterio Salles por ter assumido os personagens do mês lá na comunidade enquanto eu estava fora de área por todo esse tempo.
Ardy (Ardy Lightfoot): Ardy ficou em ultimo lugar na enquete com 14%. Desenvolvido pela ASCII Corporation com publicação pelas mais da Titus Software, Ardy Lightfoot é jogo de aventura bem divertido e com uma boa dificuldade chegando a ser bem desafiador em algumas partes (Como as finais). A história de Ardy começa quando ele decide ir atrás dos pedaços de um arco-iris sagrado que, quando reunidos os setes, concederá um desejo (Sim! Isso lembra Dragon Ball), mas sua tarefa não será tão simples, o malévolo Rei Visconti, que detém um desses cristais, também deseja reunir as sete esfe... quer dizer, os sete cristais para também realizar, e para isso ele envia seus subordinados para tal missão. Sim! Sim! Eu escrevi de forma bem superficial mesmo, mas tem uma razão, meu amigo Jota Novais (Jay) do canal JOTA fez um review sobre este jogo, vou linkar com o vídeo dele para você conferir melhor:

Captain Havoc (High Seas Havoc): Alcançou o terceiro lugar com 16%. Havoc, conhecido no Japão como Capitão Lang, é o protagonista de “High Seas Havoc”, um jogo de ação desenvolvido pela Data East no ano de 1993 nos EUA para Mega Drive/Genesis e Arcade. Havoc é um pirata que tem a difícil missão de resgatar seus amigos, Bridget e Tide, sequestrados pelo malvado pirata chamado Bernardo esta em busca de uma esmeralda com poderes suficiente para derrubar todo um exercito
Vou deixar o link com um review mais completo escrito pelo amigo João Carlos lá do nostallgiabrasil, dêem uma passadinha lá para conhecerem melhor este jogo. E se quiserem assistir um gameplay, posso indicar o vídeo do canal Amy Rose:

Shyna Nera (Silhouette Mirage): Levou a prata com os seus 18%. Lançado no dia 10 de setembro de 1997, Silhouette Mirage é um jogo desenvolvido pela Treasure para PlayStation e Sega Saturn e protagonizado por Shyna Nera Shyna, também conhecida como a "mensageira da justiça", Shyna é um dos poucos seres que possuem os poderes tanto de Silhouette como Mirage. Infelizmente, as explosões em seu abrigo no início do game a deixaram sem uma boa parte de sua memória, então ela está um pouco confusa.
Ralph (The Adventures of Little Ralph): Ficou em primeiro lugar com os seus impressionantes 51%. Por incrível que pareça, a protagonista de The Adventures of Little Ralph, um jogo bastante obscuro, acabou levando o ouro. O jogo foi lançado em junho de 1999 para Playstation. O game narra a história de Ralph, um garoto que presencia a destruição de seu vilarejo pelas mãos de um demônio que ainda por cima leva sua mãe como refém. Logo em seguida, surge um espírito aprisionada numa espada que oferece a Ralph poderes para enfrentar este demônio e resgatar sua mãe.
O estilo de jogo é 2D com rolagem de tela lateral bem similar a velhos clássicos de Mega Drive e Super Nintendo como Sonic e Mário. Apesar de ter saído para uma plataforma capaz de gerar polígonos, a estrutura gráfica deste game é baseada em Sprite Sheets e Tilesets. A jogabilidade se utiliza de somente dois botões de ação, ou seja, um para pular e outro para atacar usando a espada. Eu confesso que nunca joguei este game, mas fiquei tão interessado nele que um dia quero escrever um texto e produzir um vídeo só sobre ele.
Montando o quadro de batalha: Como normalmente eu começo a procurar do ultimo ao primeiro lugar, acabei tendo um pouco de azar quando fui procurar os sprites do Ardy, pois não tinha no Sprite Database e nem no Spriters Resource. Mas fui encontrar num site chamado Game Graphycs 2D, por sinal, acabei tirando uns NPC’s seletos desse mesmo lugar. Os do Havoc eu TIREI DAQUI (Mas poderia ter tirado DAQUI também). O mesmo que ocorreu com o Ardy ocorreu com os sprites da Shyna Nera, felizmente os encontrei /vr/ - Retro Games exatamente AQUI. E por fim e o mais complicado de todos foi o Sprite do Ralph, simplesmente não existe em lugar algum, nesse caso, eu tive de pegar o print de um jogo e isolar o sprite do cenário. Deu uma tremenda trabalheira, mas fui capaz de fazer.
Em relação ao cenário, resolvi pegar alguns elementos dos cenários do game dos Tartarugas Ninjas 2 do Arcade e combinar com os do primeiro Double Dragon também para o Arcade. Eu sei! Ficou bem simplesinho. Na verdade fiz só pra não deixar passar batido o quadro de batalha do personagem do mês... Também fiz um vídeo acelerado mostrando como foi a montagem do mesmo, espero que gostem:
Vida Longa e Próspera!
\\//_

2 comentários:

  1. Eu basicamente estou aprendendo com você, Yoz. Esses vídeos são verdadeiros tutoriais de como mexer e trabalhar com imagens... alargar, recortar no ponto certo, fazer preenchimentos... putz muito bom mesmo! E neste vídeo tem a carga da emoção porque eu adoro Ralph, joguei muito ele e sempre foi um dos meus preferidos do Play. A sensação é de jogar um plataforma remastered do Mega Drive. ^_^
    Eu fico de cara, você não faz isso tudo apenas com mouse, certo? Você usa aquelas canetinhas digitais de desenho? Eu não tenho controle motor para fazer isso com o mouse kkkkkkkkkk
    Excelente vídeo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem o mouse, meu queridão! ^_^
      Se quiser, me chama no Hangout da google ou então no face e a gente conversa...

      Excluir