2 de maio de 2016

Trilogia MegaRace - MegaRace 1

Salve salve, tirem as crianças do Sega CD que a primeira parte da trilogia MegaRace está começando

Primeira parada: MegaRace 1


MegaRace é um jogo de corrida desenvolvido pela Cryo Interactive e publicado pela The Software Toolworks em 1993 para MS-DOS. Depois foi lançado em 1994 para Sega CD e 3DO. Também teve uma versão que estava em desenvolvimento para Amiga CD32 de acordo com revistas da época mas no final não foi lançado.

História

MegaRace é um jogo onde você está em um futuro distante e é um participante de um game show chamado "MegaRace". Mas não é qualquer corrida, mas uma corrida virtual no canal VWBT (Virtual World Broadcast Television) onde os participantes competem em uma corrida de vida ou morte contra gangues do asfalto. Eh... você está em um jogo de computador (ou videogame) onde você participa de um programa de televisão virtual O.o.

WVBT

Como se trata de uma transmissão de um canal na televisão é claro que precisamos de um apresentador e ae está ele: Lance Boyle.

Oi! Sou Lance Boyle..

Lance Boyle ( Christian Erickson ) é um dos pontos mais marcantes desse jogo, ele é o apresentador da VWBT e te acompanha durante todo jogo mostrando as pistas, gangues e zombando da sua cara quando perde :)

Para aqueles que querem conhecer mais sobre um dos apresentadores mais totalmente excelentes, só assistir essa introdução do jogo :)




Jogabilidade

O jogo se baseia em FMV (Full Motion Video) que são vídeos já gravados que interagem com jogador, eles foram utilizados nos anos 90 como uma forma mais barata de deixar os jogos mais realistas e os carros eram pré renderizados em 3-D. Dessa forma você não tem controle total do carro sendo que você só acelera, freia e atira.
Missão em MegaRace é destruir os oponentes antes de acabar as voltas ao invés de chegar em primeiro...se bem que destruindo todos eles você está chegando em primeiro :) .

Atirar, bater ou empurrar nas paredes era válido para destruir os oponentes.


Para te ajudar na destruição de seus oponentes as pistas contem simbolos que podem dar mais munição, reforçar o carro, mais pontos e também o inverso de cada um e até mesmo explodir seu carro, como diz Lance: quem sabe e quem liga :) .

A magia do FMV.

São 5 gangues, 5 mundos e 14 pistas diferentes que vão testar suas habilidades e reflexos. É necessário que destrua todos para conseguir ir até a próxima pista.
Se acontecer de chegar em segundo ou terceiro ainda tem chance de passar para próxima ou Lance vai te levar até a pista chamada "The Last Chance Speedway" a.k.a The Can, Tokyo.


Ultima chance ou de volta para o mundo real.

O jogo possui 2 níveis de dificuldade que muda os símbolos e ordem das pistas, Você começa com 3 carros mas com tempo desbloqueia os outros 5  sendo que cada um tem velocidade e poder de ataque diferente que faz diferença em cada pista.

Experiência pessoal

Lembro de ter jogado usando um Pentium 133MHz que era um dos computadores mais simples da época (já tinham lançado Pentium II) e não existia preocupação de rodar em 60fps, resolução e coisas do tipo, tudo era novo e era lindo, passei dias jogando até fechar o jogo. Infelizmente teve um momento que deu defeito no HD do computador, foi trocado mas perdi todas as informações, inclusive o jogo que estava instalado mas não tinha o CD para instalar novamente.

Além dos gráficos que eram lindos d+, musicas, um apresentador totalmente excelente também tinha uma coisa que era boa: o jogo era em português

SIIIIIIIIMMMMM, o jogo era em português e até mesmo o Lance Boyle era dublado e tinha outro nome: Chico Flecha.





Dublador: Élcio Sodré ( Familiar???? :) )


Conclusão

No passado os jogos eram voltados mais para os videogames enquanto os computadores eram para trabalho e uma máquina que ainda era explorada nas empresas. Mesmo assim ela tem grandes clássicos que foram até mesmo levados para os videogames mas tiveram sua glória nos anos 90 nos sistemas ms-dos e windows 95/98.

Atualmente está disponível no GOG.com por um preço bem acessível ou quem sabe consegue achar para Sega CD ou 3DO.

Esse foi o primeiro game da trilogia e Quarta vamos ter o post sobre o segundo jogo da série que teve alguns avanços junto com Lance Boyle e mais destruição.

continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário