7 de maio de 2016

38° Encontro do lendário Canal-3




É isso aí, galera!! Hoje venho apresentar a vocês como foi o tradicionalíssimo encontro do Canal-3, o primeiro que vou e o segundo encontro retro-gamer que tenho o prazer de participar. E este aqui é mais que tradicional, pois é a reunião de veteranos peso-pesados da cultura retro-gamer/computeira.


SOBRE O CANAL-3


O Canal-3 é uma lista de discussão de emails criada em 1999 como um espaço dedicado a amigos se reunirem e compartilhar suas histórias, experiências, marcar encontro e vender/trocar games e computadores antigos. Grupo fechado, são os pioneiros da cultura muito antes de haverem redes sociais e termos como geek, gamer e retro-gamer existirem, assim como colecionismo virar moda. Faço parte da lista há 05 anos.

Vários dos membros do grupo, que veio crescendo ao longo desses anos, são pesos-pesados da cultura:

Moacir Alves, possui uma das maiores coleções do Brasil, concedeu uma série de entrevistas ao portal Olhar Digital há 08 anos sobre consoles exóticos e desconhecidos, tem contato com ministros e é autor do projeto de lei Jogo Justo, que visa a diminuição da carga tributária sobre videogames.

Marcus Vinícius Garret Chiado, já entrevistado por diversos portais ao longo dos anos, dono do portal e revista eletrônica Jogos80, autor dos excelentíssimos 1983 O Ano Dos Videogames no Brasil e 1984 A Febre Dos Videogames Continua, atualmente sendo transformado documentário. Em seus artigos e textos já entrevistou gerentes da Dynacom, Tectoy, Splice e muitos outros que moldaram a indústria do videogame no Brasil.

Também Edson Godoy, criador do portal Video Game Data Base (VGDB) e proprietário da mais completa coleção de Atari Jaguar do país e possivelmente do mundo (ele tem todos os jogos do console, até os homebrew e protótipos publicados por fãs). E ainda o UColecionador, que este acredito ser conhecido de todos, fã da SEGA e proprietário da talvez mais completa coleção de Mega Drive no país.

A VIAGEM PARA SÃO PAULO

Joca, um grande amigo meu, também colecionador e membro do Canal-3, me incentivou lá em fevereiro de todo jeito a ir com ele ao encontro, que ele já vai há uns 03 anos. Lá em fevereiro ainda, comprei as entradas e passagens de avião para mim e para minha gata, Irene. Semana passada, tirei a sexta-feira de folga para organizar tudo para a viagem, que seria às 08h30 de sábado. Como minha gata e eu residimos em outra cidade e o Joca em Curitiba mesmo, posamos em seu apartamento de sexta para sábado, até mesmo para sairmos todos juntos. Chegamos ao Afonso Pena, onde encontramos com um colega de trabalho do Joca, outro cara gente-finíssima, tão fã de Mega Drive e Master System que está criando jogos para o Mega...

Nesse momento eu já estava sentindo um misto de entusiasmo, euforia e c*gaço... Sim, eu nunca tinha voado na vida e estava apavorado... XD

Embarcamos no A319 e foi uma viagem muito tranquila, de lindo céu azul. Eu confesso que não tenho como descrever como é ver as nuvens de cima, a forma como elas são retas no topo. E ver as montanhas e cidades lá do alto... Eu não desgrudava a cara da janela, exceto quando o maldito do avião virava 90° para fazer curvas... E por que aquele diabo "desligou" os motores em pleno ar kkkkk??? Nessas horas meu coração parava! Ainda bem que a viagem até Congonhas durou meia hora... =P

O ENCONTRO

Chegamos ao local do encontro, salão de eventos em um condomínio residencial. O lugar já estava cheio, com maravilhosas estantes abarrotadas de absolutamente TUDO que se possa imaginar de quaisquer geração de videogames! E como eram colecionadores amigos de verdade, tudo estava por preços justos. Estranho, nessa hora tive a impressão de ter ouvido um rugido...

Cada um de nós recebeu um crachá, fichinhas para pizza ("só" 08 fatias, ou seja, uma pizza inteira por pessoa), com refri, água, suco e cerveja liberada o dia inteiro!! Videogames instalados, TVs disponíveis, era só sentar-se e jogar à vontade.

Teve 02 campeonatos de games: o primeiro de Warlords do Atari 2600, disputado de quatro em quatro jogadores, em que o feliz (e talentoso) campeão levou um ATARI FLASHBACK 4. E o segundo campeonato foi de Bomberman do Sega Saturn japonês, que presenteou o campeão olhos-e-reflexos-de-lince com um ATARI FLASHBACK 5.

Além dos campeonatos, houve sorteios de canecas e quadros temáticos, além de entrevistas e, claro, MUITA DIVERSÃO! O Joca levou uma porrada de jogos completinhos de PC-Engine para vender/trocar e pegou várias coisas bem legais. Seu colega comprou vários jogos de Mega e Master que tanto queria. E eu comprei umas coisas também... Aquele rugido de novo, agora mais forte...

Todos lá eram gente finíssima. Grande maioria tiozão, vário trouxeram seus filhos e esposas e foi uma grande festa em família até às 18h30.

O REGRESSO

Depois do fim do evento, pegamos táxi até o metrô com destino a rodoviária. Foi a primeira vez que peguei metrô também. =P

Pegamos o ônibus e dormimos tranquilamente durante as 06 horas de viagem de madrugada até Curitiba, exceto por barulhos que vinham de uma mala no compartimento de carga do ônibus... Dormimos um pouco mais no apê do Joca, para enfim voltar para casa.

Foi um final-de-semana inesquecível. Perfeito, maravilhoso, divertidíssimo e que nos faz lembrar todas as vezes que eu escutava de parentes e colegas que "videogame não é futuro" e ignorava. Eu estava certo, afinal, em perseguir essa grandiosa paixão, que levarei por toda à vida.

Além disso e talvez a maior lembrança de todas, foi a realização de uma das minhas maiores ambições como colecionador. A segunda meta da minha coleção, estabelecida há 16 anos... De volta até em casa, a mala já estava sendo rasgada por aquela fera...




2 comentários:

  1. Teve muito coisa boa e das antigas ai pelo visto.

    ResponderExcluir
  2. Cara... era pra eu ter ido neste encontro, nem acredito que perdi, tava com ingresso e tudo. Malditos imprevistos que me seguraram até 16h30 e daí eu já perdi toda vontade de tentar chegar no lugar a tempo de ver alguma coisa, a maioria das pessoas que conhecia já tinham ido embora. Vou ver se no próximo consigo comparecer. Muito bacana as fotos!
    Espero que tenha curtido SP!

    ResponderExcluir