28 de abril de 2016

Prototype TV Game Machine, um “Playstation” que a Sony jamais lançou?

Lendo a edição de Nº 2 do dossiê Old!Gamer (Coleção de Consoles) dedicada ao console SNES (Vídeo Game de 16Bits da Nintendo), fiquei sabendo alguns detalhes cronológicos interessantes que eu desconhecia sobre a parceria entre a SONY e a “Big N” que deveria ter resultado no famoso periférico CD para Super Nintendo. A grande questão é que lendo este dossiê (Assim como todas as publicações gamísticas impressas da época), acabei pensando que esta seria a primeira investida da SONY no mercado de vídeo games mesmo que em parceria com uma empresa já estabelecida neste mundo imerso numa grande guerra mercadológica. Mas eu estava enganado, apresento-lhes o “Prototype TV Game Machine”:
Quando a Sony entrou no mundo dos vídeo-games no ano de 1994 algo um tanto inesperado aconteceu, o seu console de 32 Bits, o Playstation (Que deveria se chamar Play Station) acabou desbancando duas titãs que há um bom tempo dominavam o mercado de consoles, a SEGA e a Nintendo. Com o passar do tempo, a Sony prosperou tanto que o seu próximo console, o Playstation 2, caiu como uma bomba que “consolidou de vez” (Será? O futuro é incerto) a SoftHardwareHouse naquele mundo cujos produtos estavam ultrapassando de longe tanto a arrecadação adquirida no ramo cinematográfico quanto, há muito, o conceito de que “Video-Games são coisas infantis”.
Entretanto, o que pouquíssimas pessoas sabem ou se quer desconfiam, é que a Sony tencionou expandir seu ramo de atuação, que até então era focado na fabricação de VCR's (Video Cassete Recorder), cartões para guardar informações e K7's, para entrar no mundo dos games, e isso tudo durante a década de 1970. Isso mesmo! E o console recebeu o beta-name provisório de “Prototype TV Game Machine”, um console (“Um Playstation?”) que a empresa jamais lançou. Este achado, que veio através do site Video Games Densetsu, derivou de uma reportagem muito antiga de uma revista japonesa chamada Famitsu (ファミ通) dedicada a jogos de Vídeo-Games com publicação semanal.
Pelo pouco que se sabe sobre ele, dentre as informações, o console jamais recebeu uma denominação final além de sua nomenclatura provisória que, traduzido livremente, ficaria algo como “Protótipo de Máquina de Jogos para TV”. Este aceitaria tanto cartões quanto cartuchos, e não há um joystick conhecido para ele além dos botões controladores existentes no próprio console.
Soichiro Honda e Masaru Ibuka
Interessante sabemos tão pouco sobre ele apesar do mesmo ter sido mostrado ao público japonês durante uma exposição exibida durante os anos de 2002 a 2005 sobre Soichiro Honda (1906 a 1991) e Masaru Ibuka (1908 a 1997), que eram, respectivamente, os fundadores da Honda Motor Company e Sony Computer Entertainment.
Porém, algo bastante interessante é que este post ser o de número 200, ou seja, estamos comemorando hoje a marca de duzentas postagens aqui no blog do gamer Desconstrutor! 
\o/
Sendo assim, vos deixo-lhes em clima de festa desejando à todos Vida Longa e próspera à todos!
\\//_

14 comentários:

  1. Pelo que deu para perceber pelas imagens, provavelmente era um console como o Pense Bem da TecToy. hahaha Tem três botões no console para respostas (こたえ) e um que presumo ser de alguma dica (すすめ). Muito curioso! Não sabia dessa também.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pow! Você esta atento mesmo! Ainda nem passei o link pro seu Hangout e você já leu o post!
      HUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUA

      Excluir
  2. Não haveria forma de se comemorar a marca dos 200 posts se não falar de um completos absoluto tesouro desconhecidos inigualável do mundo dos games.

    Eu mesmo me surpreendi muito com essa descoberta citada no mencionado livro. Da para imaginar?! Será que o Prototype seria sistema na linha do Atari 2600? Ou um pouco mais sofisticado, na linha do Colecovision ou mesmo SG1000? O fato dele ler cartões já o colocaria 05 anos à frente! Imagino que o próximo Dossiê OldGamer poderá trazer mais informações sobre ele.

    Parabéns pela marca!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Glefferon! Sei que com a ajuda de vocês, um dia chegaremos a marca de 200000000000000000000000
      ^_^

      Excluir
  3. Olha que maravilha, esse eu não conhecia e nem tinha visto falar.
    Parabéns pelo Post.

    ResponderExcluir
  4. Quel loko esse preistechu... e so uma perguntinha posso fazer um vídeo no meu canal sobre sua matéria... tipo namoral...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro que pode Arthur! Fique a vontade! Depois me mande o link pra eu ajudar na divulgação...

      Excluir
  5. Isso daí é bem mais interessante do que parece...

    ResponderExcluir
  6. Como video game na epoca era só pra intusiastas deveria ser algo simples, até pela tecnologia da epoca...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Existem coisas que nem sairam do papel ou mesmo tiveram pouco tempo no mercado... Quando vejo coisas assim, fico imaginando quais frutos teriam brotados se tivessem feito sucesso...
      Obrigado pela visita, Eric... Volte sempre...

      Excluir
  7. SOICHIRO HONDA E MASARU IBUNDA, NÉ? KKKKKKK... Ainda bem que o M.Ibunda não lançou esse troço aí, senão ele iria tomar no próprio sobrenome... Duvido que esse trambolho cabuloso conseguiria bater o 2600... Menos ainda o NES...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUA
      É Ibuka, seu louco! HUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUA
      Véi! Eu gargalhei alto com esse seu comentário! HUAHUAHUAHUAHUAHUA
      Valeu pela presença, volte sempre que puder...

      Excluir