21 de abril de 2016

Personagem do Mês de Março de 2016

Os vitoriosos gritam Cowabunga diretamente das profundezas dos esgotos de Nova York, e como não podia deixar de ser, a comemoração foi feita com bastante pizza e música, até o Mestre Splinter entrou na dança com a April O'neil enquanto Casey Jones enchia a cara com destilado de cana. Ao menos assim foi imaginado com o resultado da enquete do personagem do mês de Março lá na Retro-Gamers Brasil Google Plus‎. Se querem saber como foi essa história, cliquem no título deste post para exibir o restante deste texto (Caso ainda não tenha feito).

Obs: No mês de Fevereiro não tivemos personagem do mês pois foi o aniversário da nossa comunidade.
Todavia, antes de iniciar a minha explanação sobre este quadro de batalha, primeiramente gostaria de me desculpar tanto pelos atrasos como pela minha participação mais constante aqui no Blog. Eu acabei adoecendo e meu PC resolveu ir pro além, estou trabalhando em casa com um PC um tanto defeituoso, mas assim que puder, estarei retomando a minha série sobre Castlevania. Bem, no mês de Março resolvemos fazer algo especial pondo em prática uma ideia que eu já tinha tido há bastante tempo, que era a de selecionar alguns personagens de desenhos animados (cartoons) que renderam bons games fazendo-os se digladiarem entre si, e neste caso foram eles: Mickey e Donald, Popeye, Simpsons e Tartarugas Ninja. Vamos conhecer um pouco sobre cada um deles?

Popeye: Desenhado em 1939 por Elzie Crisler Segar (8 de dezembro de 1894 a 3 de outubro de 1938) como um dos muitos personagens de um quadrinho chamado Thimble Theatre protagonizados pelos membros da Família Palito que era composto por Castor, irmão da Olívia, e seus pais Cole e Nana. O briguento, porém carismático Marinheiro Popeye aparece pela primeira vez num cais, onde o irmão Castor o contrata para completar a tripulação de seu navio.
Robin Williams, who grew up in Metro Detroit, dies at age 63 of apparent suicide; share your memories

Castor: - "Ei você aí! Você é um marinheiro?"
Popeye: - "Você achou que eu fosse um cowboy?!".

Mas o personagem Popeye obteve um destaque bem maior quando em 1933 teve os quadrinhos adaptados para o cinema através de um desenho animado criada e produzido pela Fleischer Studios, após isso o personagem papa espinafre estreou na TV. Mas nem todas as latas daquele “capim esverdeado” foi capaz de convencer o público a votarem nele, como resultado, ele acabou ficando em ultimo lugar.

Opinião: De fato, eu não votei nele, mas também não acho que seja um personagem ruim, tanto que eu curtia os desenhos e lembro bem da época em que assistia. Mas se revirarmos bem o passado do personagem, descobriremos um detalhe interessante acerca dos games. Antes de Donkey Kong, Miyamoto havia planejado criar um game para Arcade do Popeye, mas como a Nintendo havia perdido a licença, a idéia original para não ser perdida, foi convertida para o jogo do Donkey Kong original que conhecemos hoje, onde o Mario (Na verdade ele ainda era o Jumpman) substituiu o Popeye, Pauline ficaria no lugar da Olívia Palito, e o DK chutou o Brutus pra fora.
Numa entrevista com Shigeru Miyamoto ("Iwata Asks") foi revelado que a Nintendo não conseguiu a licença para usar Popeye, o que obrigou a Big-N a criar outros personagens

Mickey e Donald: São incontáveis os jogos criados não apenas estrelando esses dois seres icônicos como qualquer outro game com outros personagens da Disney, e mesmo se você não curtia os desenhos animados uma coisa você vai dar o braço a torcer: “A Disney sabia fazer jogos sensacionais com seus personagens.”
Opinião: Eu nunca fui muito fan do Mickey, mas do Donald eu gostava bem mais! Entretanto, se na enquete o Mickey Mouse esta aparecendo junto com o muitas vezes mencionado “nazista” Donald Fauntleroy Duck, a primeira coisa, ou melhor dizendo, o primeiro jogo de Video Game que me vem a mente é o fabulosíssimo World of Illusion Starring Mickey Mouse and Donald Duck, que além de vir junto com o meu Mega Drive III assim que ganhei o console, considero este uma obra prima em todos os sentidos.

Mas se existe de fato um game que até hoje eu nunca me canso de jogar, este é o QuackShot. Devo inclusive admitir que antigamente, nos meus primeiros contatos com esse game, eu torcia o nariz para o Donald e desejava que fosse o Tio Patinhas. Mas hoje eu tenho um pensamento completamente diferente, hoje eu simplesmente não consigo imaginar QuackShot com outro protagonista que não seja o Donald. Mas por qual razão estou mencionando aqui o QuackShot? Simples, porque enquanto eu pesquisava sobre os personagens da Disney em jogos de vídeo games, eu acabei me deparando com uma ilustração muito bem feita do que poderia ser um Remake de QuackShot feito pelo Fábio Szabluck.

Simpsons: Criado por Matt Groening no finalzinho de 1989 e perdurando até os dias de hoje, The Simpsons (Os Simpsons como é conhecido no Brasil) é um desenho animado que mostra sob a forma de parodia o estilo de vida de uma família de classe media americana. A história se passa na fictícia cidade de Springfield cujo o nome é um dos mais comuns nas várias cidades dos Estados Unidos, cujos protagonistas são:
Homer Jay Simpson:

Marjorie (Marge) Bouvier Simpson:

Bartholomew (Bart) Simpson:

Elizabeth (Lisa) Marie Simpson:

Margareth (Maggie) Simpson:

Opinião: Existem tantos elementos peculiares e curiosidades sobre os Simpsons que eu levaria uma noite inteira para falar tudo que sei. Admiro demais do desenho muito embora não tenha conseguido assistir todos, mas na época em que eu assistia na TV aberta, além de me divertir, eu acabava transferido todo aquele clima do desenho aos inúmeros jogos que saíram para os mais variados arcades, como Nintendo 8Bits, Mega Drive, Super Nintendo, Arcade e etc. Por sinal, as versões que eu mais gosto são: Arcade Simpsons criado pela Konami em Março de 1991, e que eu jogava bastante no Fliperama do aeroporto internacional da cidade onde moro, e a versão The Simpsons: Bart's Nightmare desenvolvido para Super Nintendo e Mega Drive/Genesis.
Olá para você que fica assim quando não tem internet em casa ou no serviço

Mas os vencedores da enquete foram...:

Não! Pera! Imagem errada! Vamos tentar novamente... E os vencedores da enquete foram...:
Tartarugas Ninja: Frequentemente e abreviadamente chamada de TMNT (Sigla para Teenage Mutant Ninja Turtles), as Tartarugas Ninjas foram criadas por Peter Laird e Kevin Eastman e tiveram sua estreia na revista em quadrinho de número 1 chamada Teenage Mutant Ninja Turtles em Maio de 1984. Entretanto, a concepção inicial era totalmente diferente daquela a qual conheci com os desenhos animados feitos pela Murakami-Wolf-Swenson Film Productions Inc. e transmitido pela Rede Globo. Enquanto que o desenho animado retratava as tartarugas ninjas como sendo amigáveis e divertidas, as revistas introduziram os personagens numa atmosfera sombria e violenta graças a influencia do trabalho de Frank Miller com “o Demolidor”.

Se quiserem saber a história completa das tartarugas ninjas, basta assistirem o vídeo a seguir:

O nome dos personagens foi inspirados nos artistas renascentistas:

Leonardo: Tendo seu nome inspirado no italiano Leonardo da Vinci, Leo é o líder do quarteto mascarado adolescentes mutantes ninjas, ele usa duas katanas como armas e sempre tem umas escaramuças com Rafael.

Raphael: Representando o revoltado e rebelde do quarteto, Rafael recebe o nome inspirado no artista Rafael Sanzio (Raffaello Sanzio), como armas ele uma um par de Sai’s com as quais demonstra sua agressividade.

Donatello: Por ser propenso a ciência e tecnologia, a tartaruga Donatelo recebe seu nome inspirado no cientista e inventor Donato di Niccoló di Betto Bardi. Donatelo usa como arma uma Bō e sempre procura uma saída baseada na perspicácia.

Michelangelo: O mais amigável, brincalhão e comilão da equipe recebeu seu nome inspirado no artista Michelangelo di Lovodovico Buonarroti Simon, este comumente chamado de Miguel Angelo ou simplesmente Michelangelo. A adolescente ninja mutante usa como arma um par de Nunchakus.

Se quiserem saber bem mais do que foi escrito aqui sobre as curiosidades das tartarugas ninjas, basta seguirem ESTE LINK e ESTE AQUI.

Óbvio e ululante que uma franquia de sucesso não poderia ficar de fora dos games, e assim nasceram vários jogos para consoles e Arcades dos quais posso citar como as mais populares da minha época as Teenage Mutant Ninja Turtles lançado pela Konami em 1989 para Arcades e convertido para NES com o nome de Teenage Mutant Ninja Turtles II: The Arcade Game (Este sendo o meu primeiro contato com um game com as personagens). Lógico que logo depois deste vieram Teenage Mutant Ninja Turtles III: The Manhattan Project para Nintendo 8 bits, Teenage Mutant Ninja Turtles IV Turtles in Time (SNES) e The Hyperstone Heist (SEGA Genesis) os quais um dia quero escrever belíssimos textos desconstrutivos sobre cada um deles.

Opinião: Eu sempre fui apaixonado pelas Tartarugas Ninjas, curtia os desenhos, filmes e principalmente os games (Nunca tive contato algum com os quadrinhos), meu primeiro contato, como já fora mencionado aqui foi com as Tartarugas Ninjas II do Nintendinho, mas sempre ficava intrigado com cada jogo lançado como as versões de SNES e Mega Drive incluindo aqueles de luta mano a mano como o inesquecível Teenage Mutant Ninja Turtles Tournament Fighter para Super Nintendo.
Bem... Agora vamos ao quadro de batalha para finalizarmos este texto?
Tanto os personagens quanto os elementos para a montagem do cenário foram extraídos todos do site Sprite-Resource, os do Simpsons não poderiam ter sido tirados de outro lugar a não ser do clássico dos árcades The Simpsons e além dos protagonistas, também peguei alguns NPC’s para servirem de plateia ou NPC’s engraçados.

Por questão de preferência pessoal, optei por pegar os modelos dos personagens do game Tartarugas Ninjas 2 do Arcade, alguns inimigos comuns e chefes eu peguei tanto dos Tartarugas Ninjas II quando do Teenage Mutant Ninja Turtles IV: Turtles in Time também do Arcade e alguns do Tournament Fighter do SNES. Os personagens da Disney eu fui um pouco mais além de somente o Mickey e o Donald de games como Quack Shot Starring Donald Duck, World of Illusion Starring Mickey Mouse and Donald Duck, também peguei a Minnie do Castle of Illusion Starring Mickey Mouse, com muita relutância eu coloquei o Uncle Scrooge que muitos devem conhecer como Patinhas McPato ou simplesmente Tio Patinhas justamente por ser o meu personagem favorito da Disney, para isso eu fui até um game Epic Mickey: Power of Illusion onde pude pegar outros personagens da Disney o Alladin, Ariel, pateta, a Bela, a Fera e alguns outros.

Ainda bem que eu encontrei os Sprites do game Popeye: Rush for Spinach que apesar de terem poucos, eram suficientes para embasar uma derrota, mas também peguei mais algumas coisas do Popeye the Sailor Man: Tale of the Sea Hag. Quando ao ambiente onde eles se digladiariam, inicialmente eu pensei em pegar um cenário qualquer de algum game de Arcade, SNES ou Mega Drive para servir de arena. 
Sendo assim, dou por encerrado este trabalhosíssimo post sobre o Personagem do mês de Março de 2016, tudo por causa de problemas de saúde e contratempo com o meu PC, o mesmo demorou de mais para sair. Falta preparar mais o de Abril que já esta atrasado e, por fim, o de Maio que com certeza sairá depois da data que eu costumo lançar. Depois disso, tratarei de retomar as desconstruções do meu especial sobre Castlevania: Symphony of the Night, sendo assim, despeço-me de todos com o meu habitual Vida Longa e Próspera!
\\//_

2 comentários:

  1. Só personagem clássico e bacana esse mês, a batalha foi dura.

    ResponderExcluir