9 de março de 2016

Super Mario World Gamers on the Road (Desconstrução 002)

Sejam bem vindos ao Gamer Desconstrutor, hoje a nossa aventura será focada numa série de relatos referentes aos efeitos colaterais que o Yoshi sofre em cada um dos castelos existentes no Super Mario World e o que se pode fazer com o dinossaurozinho quando enfrentamos os chefes, portanto, segurem em suas cadeiras para mais um capítulo de Gamers On The Road com Super Mario World.
Como já existe uma postagem pronta sobre o primeiro castelo que é o Super Mario World “Yoshi nos castelos e casas fantasmas”, iremos pular para o próximo. Inclusive este ganhou até vídeo no Canal do SnesTalgia também com o título Yoshi nos Castelos de Super Mario World?, se perderam, assistam a seguir...

Yoshi nos Castelos de Super Mario World?:


Já o amigo do canal Vent Z Games também fez UM VÍDEO usando os códigos de Desconstrução e fez algumas descobertas adicionais em suas experiências, confiram no vídeo a seguir...

Usando cheat #01 (Yoshi no castelo e na Ghost House)-Yoshi é um ninja:


Nossa próxima parada será no Castelo de Morton:
Os testes que eu realizei neste castelo foram bem específicos, não encontrei nenhum efeito colateral gráfico além do relatado no post anterior quanto a presença do Yoshi no ambiente, mas também pude comprovar algumas curiosidades gastronômicas dele, por exemplo, eles não curtem ossos de Dry Bones, aqueles esqueleto zumbificados de Koopa Troopa:
Aliás! Que inimigo bem estranho, ao mesmo tempo que são imortais, morrem mesmo assim com alguns artifícios, por exemplo, a “capada do bigodudo”, nada de zumbis realmente imortais de o Retorno dos Mortos Vivos Parte 1º, que mesmo com tiros na cabeça, desmembramentos, eles não tombam. Queimados causam problemas maiores ainda, excetuando-se o “Parte 2º” que para mim na verdade é um remake parodiado do primeiro. Mas e a invencibilidade ofensiva? CLIQUEM AQUI para saberem.
Portanto, nada de...
...“Mais Miolos” para eles!
:-)

Bem, os portões para o cafofo do chefe do lugar esta logo a diante, hora de testar uma coisa apontada pelo canal Vent Z Games (https://youtu.be/2F8-DOVTFLY?t=7m5s) que é sobre a possibilidade de se entrar nas portas mesmo montado no Yoshi. De fato, nas postas grandes eles não entram juntos mesmo que o Mário esteja na forma de “tampinha”, mas nas pequenas sim:
Imagem do interior do Castelo do Iggy (Primeiro deles)

O que serve de exemplo para algo que eu sempre planejei para o Desconstrutor: “Induzir as pessoas a fazerem mais e mais descobertas mesmo que de forma acidental”. Mas prosseguindo aos testes, ao entrarmos no portão, assim que a imagem aparece, percebemos que algo esta errado, e como conseqüência, Mario acaba morrendo junto com seu companheiro de montaria:
Tem uma cabeça de Yoshi no corpo do Morton Koopa Jr.

Isso ocorre porque ele esta num ponto abaixo do solo, entre a ponte e a lava logo em baixo. Existem, lógico, várias formas de mudarmos isso, mas uma delas é a de fazer o Mario acreditar que esta nadando com o código 7E008501, e com isso fazermos ele subir até um ponto seguro da arena do Morton Koopa Jr. para depois desligar o efeito com o código 7E008500.
“Bora comer”:
Como ocorrido no castelo anterior, este chefe também pode ser engolido. Há vários efeitos colaterais na tela, alguns até provenientes do código para nadar no céu, partes gráficas do Yoshi e do chefe ainda permanecem na tela em pontos injustificáveis, e quando o “cavalinho do Mario” estica a língua, partes da parede esquerda desaparecem.
Vamos para o próximo castelo:
O castelo do Lemmy esta localizado em Vanilla Dome, e seu dono é o Lemmy Koopa. Um dos efeitos colaterais mais notáveis do interior do castelo que eu percebi foi a cabeça do Yoshi que fica com um aspecto esquisito quando aparecem aquelas bolotas de fogo saindo do mar de lava:
Na verdade isso não passa de uma réplica de cor esverdeada da bolota flamejante que saltita para fora da piscina de fogo líquido. Também não podemos engolir as referidas bolotas muito embora se possa escutar os sons da língua do dinossauro batendo nela. O Mago materializador de tartarugas também não pode ser engolido por ele, mas adoraria ver o efeito digestivo no Kirb se a bolotinha fofa rosa estivesse por lá, mas meu nível de Desconstrução não chega a tanto. Contra o Lemmy Koopa, percebeu-se que também podemos engoli-los assim como os demais irmãos répteis testudines de carapaça:
Mas se a bolota de fogo “ricoCHATOdeadora”  estiver enchendo o saco, basta dar a linguada do Yoshi que o problema esta resolvido. Os fakes Lemmy Koopa “espantalhados” também podem ser digerido por Yoshi, o que rende mais uma moeda dourada no marcador, mas sempre aparecerão de dois em dois mesmo que você engulas os dois deixando somente o verdadeiro. Aliás o próprio chefe também vale uma moeda, o problema, assim como os demais, se ele for engolido o jogo fica rodando direto sem definição de vitória até “o bigodinho” morrer por tempo. Curiosamente, com um quase capturador de Sprite Sheets profissional que sou, resolvi remover alguns elementos da tela só para saber se o que aparece do chefe e suas cópias baratas são realmente o que foi desenhado deles. Vencendo a batalha, o Yoshi, assim como nos demais casos anteriores, sai de cena e assim passamos para o próximo castelo.
Estão incompletos como eu imaginava

Agora vamos ao quarto castelo, o do Ludwig:
Não sei se repararam, mas estou realizando outros testes ativando outras propriedades, algumas delas não são permitidas assim como a presença do Yoshi nesses ressinto. Logo de cara, no cafôfo de Ludwig, me deparo com um detalhe, Yoshi + Mario = alem da máxima altura "permitida":
Mas alguns dirão que isso é um detalhe a nível nerd de mais, então vamos a outro. Dessa vez testando novamente a gastronomia do Dinossaurozinho obrigando-o a engolir a grande esfera pontiaguda logo a diante.
Sim! O Bony Beetle logo atrás dele na imagem a esquerda também não pode ser engolido apesar do minúsculo tamanho

Como esperado, não engole, mas em contra partida, se estivermos com invencibilidade, só lembrando que é o código 7E1490FA, assim que esta esfera encosta no personagem, ela é destruída como se fosse um Bony Beetle de ponta cabeça mostrando os espinhos. Percebi isso quando tentei engolir o bloco onde estava presa a corrente e percebi que havia um som caractarístico de colisão. Só lembrando da existência da passagem secreta que te dá acesso a um cano verde que nos conduz a um bônus:
Para que a tela se desloque, precisamos correr e saltar (Não precisa ter a capa)

Se você gosta de moleza e não quer se sentar no colo do Papai Noel, basta usar este código aqui 7E1468D2 para deixar o teto espinhoso sempre lá em cima permitindo que você passe numa boa. Só que como a minha função não é facilitar o game (Isso é uma conseqüência) vou mostrar, com uma imagem (A seguir), qual a razão por eu ter sintetizado este código:
Realmente não há nada de mais, mas podemos ver o que há acima desse teto.

Após passamos esta porta, iremos enfrentar uma escalada trepado em várias grades com vários Koopas tentanto atrapalhar nosso personagem. Ali eu não encontrei nada de mais além do fato do Yoshi não conseguir se trepar. Lá em cima há um grande portão que leva ao combate contra o Ludwig Von Koopa. Aqui também não tem nada de mais, o Yoshi consegue engolir ele numa boa.
O fogo que ele solta pela boca só pode ser engolido pelo dinossaurozinho se for no momento em que ele estiver sendo disparado pelo chefe, ou seja, no momento em que estiver saindo da boca dele. Derrotado este chefe da maneira como deve ser, visto que o jogo não poderá ser prosseguido caso engulamos o tartarugão, seguimos caminho para o quinto castelo...

Castelo do Roy:
Aqui acontecem algumas coisas bem interessantes, assim que passamos pelo caminho de lava e espinhos em cima e em baixo, chegaremos até um lugar onde há umas estátuas que cospem bolotas de fogo, como aqui JAMAIS deveríamos ter o poder de invencibilidade ofensiva (Aquele da estrela amarelada), quando essas bolotas de fogo disparadas pela estátua nos atinge, elas são derrotadas como se fossem inimigos.
Mas o que é interessante é que até essas estátuas podem ser engolidas:
Há! E não nos esqueçamos das demais bolotas de gogo, as que saem do rio de lava num movimento vertical (Cima/Baixo), não podem ser eliminadas nem com invencibilidades, mas aquelas que ficam ricocheteando podem ser até engolidas como um biscoito.
Mais adiante temos os portões que levam para o chefe, o Roy. Aqui não há variação alguma dos demias, só precisamos usar o código que permite fazer o Mario nadar no céu para que nem ele e nem o Yoshi morram na lava logo abaixo da ponte. Também pode-se engolir o chefe, mas nada de mais acontece além do relatado nos demais chefes.
Caindo mais este chefe, passamos para o próximo castelo:
Vocês devem ter notado que alguns testes com o uso do Yoshi e o código de invencibilidade estão proporcionando resultados específicos no decorrer do castelo mais do que nos próprios chefes em si, não é verdade? Vamos seguir nesse ritmo e explorar o interior do Castelo do Wendy até chegar ao seu dono. Mas as coisas aqui já começam brutais! Serras elétricas circulares correndo sobre trilhos, grandes toras pontiagudas que nem a invencibilidade da estrela é capaz de te proteger e esqueletos zumbificados de Koopas lançadores de fêmur, formam o comitê de boas vindas. Mas deu pra perceber que o Yoshi consegue comer tudo quanto é porcaria desses castelos, como por exemplo o Lil Sparky...
...e Hothead:
Deve ser bom pra matar lombriga e manter o intestino do dinossauro sempre limpo
^_^

Acho que essa é a razão pelo Yoshi não entrar nos castelos, ele come coisas que não deveria comer dentro desses lugares. Há! E o mesmo código usado para controlar altura daquele tento com espinhos também funciona aqui nessas partes que sobem e descem. Mais adiante encontramos a Wendy O. Koopa, e por se tratar de algo similar ao Lemmy Koopa, não há nada de novo a se relatar.

Mais um castelo detonado, agora vamos para o sétimo castelo, do Larry:
Mas, infelizmente, não pude encontrar absolutamente nada de anormal neste castelo, até mesmo o chefe é praticamente a mesma coisa que o do primeiro castelo. Portanto, dou por encerrado a exploração do Sétimo Castelo sem nem ao menos mostrar nada de seu interior. Todavia, antes de avançarmos para o cafofo do Bowser, irei dar uma passadinha em dois locais específicos onde detectei a ocorrência de algo peculiar tanto com a presença do Yoshi quanto com o uso da invencibilidade ofensiva proporcionada pela estrela dourada. Nossa primeira parada será na fase “Chocolate Secreto”, onde seu castelo não revela absolutamente nada de peculiar, mas seu chefe, o quarteto de Reznor, tem algo de interessante a mostrar:
Assim o Yoshi vai ter uma disenteria

Você provoca a incapacidade de passar de fase quando engole pelo menos um dos Tricerátopos fofinhos, se você bater com a cabeça na base da plataforma, mesmo assim ela ainda poderá ser comida por Yoshi. E quanto engole três das plataformas, a grande roda de madeira fica parada e a plataforma remanescente não consegue mais ficar fixa numa das pontas.
^_^

Vamos agora para a Caverna de Baunilha (Aonde o Yoshi tem até sua entrada permitida) atrás dos Blargg, uma criatura que vive na lava cavernosa do lugar e realizar dois testes específicos.

O primeiro deles é a demonstração deles sendo engolidos, observem:
O fato é que para “poupar” bits, o Blargg foi desenhado de forma intencionalmente incompleta porque ele jamais deveria mostrar o estante do corpo mesmo quando dava o bote pra pegar o bigodinho sobre a jangada de crânios. Já vi ocorrência dessas coisas em vários outros jogos, mas isso fica para outras postagens. O curioso agora é o que acontece quando derrotamos a criatura usando o poder da invencibilidade ofensiva, reparem:
Pra uma criatura com um corpo tão grande, há pouca coisa para se enterrar depois de morta

Vamos para a etapa final da exploração, finalmente iremos invadir o Cafofo do Bowser para “resgatar” a princesa. :-):
A seqüência é: 2, 8

Vamos realizar algumas experiências. A primeira delas é tentar engolir o Bowser:
Mas não funcionou!
:-(

Agora vamos jogar foguinho:
E não funcionou também! Capada também não surtiu efeito algum
:-(

Invencibilidade:
Além de não funcionar, de certa forma faz é atrapalhar porque elimina de vez os MechaKoopas
:-(

Por falar em MechaKoopas, vamos levar um deles até lá em vez de simplesmente lançá-los de baixo.
\o/

Com isso creio que tenha terminado todos os testes necessários para este post, com a derrota do Koopa, basta curtir o final daqui para frente. E esperando que tenham gostado da Desconstrução de hoje, nos vemos na derradeira postagem dessa série de três, desejo a todos Vida Longa e Próspera!
\\//_

2 comentários:

  1. muito bom gostei tanto dos vídeos como da matéria, dk ta pedindo uma desconstrução tbm

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse não vai escapar das minhas mãos blisszero! Pode deixar que sua sugestão estará anotada aqui.
      ;-)

      Excluir