19 de dezembro de 2015

Inserindo códigos de GameShark no Playstation X usando o recurso do próprio emulador

Sejam bem vindos novamente ao Desconstrutor de Games. Hoje estarei trazendo até vocês este que com certeza é o método mais prático para inserir, ativar e desativar códigos de GameShark para o sistema SONY Playstation X. Hoje aprenderemos a usar o próprio recurso Cheat do emulador para isso e...
-Espera! Se você sabia desse recurso, porque ensinou outro método mais complicado?
A resposta é clara como água!

Pelo simples fato do método anterior funcionar nos momentos em que você irá usar o próprio console, porque o console em si não possui recurso Cheat assim como o emulador. Mas preciso deixar imediatamente avisado para vocês que prestem bem a atenção nas instruções a seguir porque, muito embora não haja complicações, certos detalhes precisam ser obedecidos a risca para que isso funcione. E mais, esse método esta descrito em outros sites da internet, mas aqui no Desconstrutor de Jogos eu irei focar também na desmistificação que imperam em alguns desses sites.
Ok?
Antes eu só queria deixar um aviso pessoal. Este com certeza será um dos tutoriais mais importantes daqui do Desconstrutor, vou me empenhar ao máximo para deixar tudo muito bem explicado e não vou economizar argumentos e nem imagens para isso. Portanto, se você realmente tem interesse em usar o recurso Cheat deste emulador, peço a você que leiam com a máxima atenção e carinho e se possível, dêem uma divulgadinha porque esse retorno, mais até que dinheiro, é super importante para o meu trabalho.
Agora vamos em frente!
O primeiro de todos os passos que você precisa dar é ter a versão 1.8 ou 1.9 do emulador ePSXe, no nosso texto de hoje irei usar a versão 1.9 que você pode baixar aqui NESTE LINK AQUI mas não deixem de visitar o site oficial do desenvolvedor deste emulador CLICANDO AQUI. Para usar o emulador em suas funções básicas, eu também escrevi um texto sobre isso que você acessa clicando NESTE LINK AQUI (003 Aprendendo a emular PSX).
Vamos em frente!
Tendo o emulador instalado e devidamente configurado conforme dito num dos meus tutoriais anteriores, abra seu emulador e vá em “Run” => e em seguida deixe marcado a opção “Enable Logs”. Com isso, ao abrir um jogo, ele dará a você algumas informações internas que só poderão ser vistas com essa opção ativada.
Depois de marcada esta opção, feche o emulador e abra-o novamente. Repare que desta vez, ao abrir o emulador, também foi aberta esta janela (Imagem a seguir) de fundo preto similar ao que víamos antigamente no MS DOS (Sim! Eu sou da época do MS DOS ^_^).
Se esta janela já aparecer assim que você abrir o emulador, apenas constate se o “Enable Logs” estará realmente marcado
Em seguida, você deve abrir o jogo a qual você deseja inserir os Cheats, no nosso exemplo, irei carregar o jogo Castlevania Symphony ofthe Night por este ser um tutorial atrelado a aos textos especiais sobre este game que iremos falar brevemente (Mas o procedimento descrito neste texto se emprega em qualquer outro jogo).
Repare que ao carregar o jogo, na tela de LOG’s aparecerão algumas informações técnicas, mas o que vai interessar para nós é o que esta escrito na linha “NTSC cdromdetected” que no caso do Castlevania é SLUS_000.67, que é o nome da ISO. O que será usado é apenas o “SLUS_000.67” SEM os parênteses.
Siga agora até os diretórios onde o emulador esta instalado, e entre na pasta “cheats”:
Dentro da pasta cheats, você clica com o botão da direita do mouse (Quando eu fiz meu curso de informática, este botão se chamava “Contra Botão”) e crie um arquivo .txt (Novo(a) Documento de texto) e nomeio como sendo SLUS_000.67.
Agora, com o emulador fechado, você deve abrir o arquivo SLUS_000.67.txt e dentro dele inseriras descrições e os seus códigos. Entretanto, você precisa obedecer umas regras para que tudo funcione direitinho, em uma linha você escreve o nome do código (Uma breve descrição dele), mas iniciando com o símbolo do jogo da velha “#” mas sem dar espaço para iniciar a denominação do código, e na próxima linha (A de baixo) você deve inserir seu código conforme demonstrado na imagem a seguir.
NÃO deve haver espaço entre o jogo da velha e o nome do código
Agora iremos abrir o emulador e carregaremos o jogo (No meu caso, o Castlevania) e ativar o código a qual usei como exemplo. Vamos iniciar o jogo e ao chegarmos na tela onde existem umas rochas e uns homens peixes, iremos usar o código 8003BE1E:0F00 para abrir a passagem secreta que fica no extremo canto inferior esquerdo da tela conforme indicado na tela a seguir.
Antes mesmo de pegar qualquer habilidade, antes mesmo de seu personagem ter seus itens furtados pela Morte, você poderá entrar nesta passagem secreta apenas usando o código 8003BE1E:0F00
Ao chegar nesta parte, vamos dar “Esc” para o emulador entrar em “modo de espera” e depois seguir para “Options” => “Cheat codes” conforme demonstrado na próxima imagem.
O motor Cheat só funciona se estiver com algum jogo carregado no emulador
Feito isso, iremos para a mesma janela demonstrada na imagem a seguir. Então você deverá proceder da seguinte maneira: Selecione o código que esta na caixa da Esquerda identificada como “Cheat Codes Avaliable” (Códigos disponíveis) e clique em “Enable” (Habilitar), repare que feito isso, seu código passará para a janela da direita onde esta escrito “Cheat Code Enabled” (Códigos Habilitados). Feito isso, seu código já estará ativo.
Não há necessidade de selecionar os códigos no setor “Cheat Codes Enabled” para que eles funcionem
O procedimento para a desativação do código é bem similar, só que você selecionará da caixa da Direita o código que você NÃO deseja ver ativado, e clicar em Disable (Desabilitar). Após concluir, clique em “OK”, e no emulador, vá em “Run” => Continue para você retornar ao game do ponto em que você pressionou “Esc”.
Criei um gif demonstrando o momento em que a caverna se abre quando ligamos o código:
Não se deram nem ao trabalho de criar um efeito visual embora haja um efeito sonoro para este momento

E assim termino este tutorial esperando que seja de utilidade para todos que entrarem aqui. Nos nossos próximos encontros, irei fornecer os códigos que eu encontrei ao mesmo tempo em que estarei demonstrando os efeitos dos códigos, mas usando este mesmo procedimento.
Por hoje é só e deixo o meu habitual “Vida Longa e Próspera”...
\\//_

15 comentários:

  1. Respostas
    1. Vários sites tem tabelas de códigos, normalmente eu pesquiso como "Gameshark code playstation 1" e acrescento o nome do game. Entretanto, para os posts sobre Castlevania que estou fazendo, e vários outros retrogamer, eu costumo caçar eu mesmo os códigos, então pode acontecer de você ver códigos mais aqui mesmo no meu blog.

      Excluir
    2. gamehacking.org tem todos os códigos antigos e até códigos criados recentemente.

      Excluir
  2. Eu to com problemas de quando vou da "ESC", pra ficar em modo de espera e depois ponho em "continuar", fica tudo preto a tela, mas continuo a ouvir a musica, consigo ouvir eu atacando e tals. Alguem sabe como solucionar esse problema?

    ResponderExcluir
  3. Sensacional camarada, muito obrigado por explicar e muito bem explicado. Farei os testes assim que possível.

    ResponderExcluir
  4. alguém tem essas tabelas de de códigos!?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você encontra vários sites com tabelas de códigos distintas para cada jogo. Mas normalmente você precisa pesquisar em vários locais.

      Excluir
  5. Olá. Mas para criar estes códigos tem q seguir um padrão. Ou posso desejar qualquer coisa e fazer acontecer. Tipo um item qualquer hi.potinhon infinito como seria?
    Grato muito boa sua postagem

    ResponderExcluir
  6. Rodrigo, existem dois tipos de Hack que a gente pode fazer numa ROM...:

    A primeira delas é somente mudando os códigos temporariamente, nesse caso, usamos esse tutorial que eu escrevi para inserir e aplicar a tradução. Por se tratar de um esquema mais simples (Por modificar uma linha de programação no jogo), você só pode mudar os códigos dentro de um certo limite estabelecido pela programação original, nesse seu exemplo, você pode obter itens infinitos se quiser, mas as vezes os programadores usam dois códigos, por exemplo, um código pra definir o item que vai entrar no slot e outro código pra definir a quantidade, porém, tem programadores que gostam de fazer os dois (Tipo do item e sua quantidade) logo numa linha de códigos. Mas se por exemplo, você quiser manipular os códigos para criar um novo tipo de item, ou fazer o personagem realizar uma função que não esta prevista na ROM, esse método você não consegue...

    Agora existem os Hacks mais profundos, e nesse caso muito mais complicado de fazer porque já trabalham com multiplas linhas de códigos em endereços diferentes do jogo, isso é usado pra você criar outros jogos usando o original como base, pode inclusive fazer um personagem de um jogo atuar em outros jogos, como por exemplo, o Mario no mundo do Sonic, que eu devo estar falando sobre isso nas próximas semanas aqui.

    Valeu pela visita e desculpe pela demora em responder.

    ResponderExcluir
  7. presiso de códigos para o Gueime chark ps1 residente evell 1

    ResponderExcluir
  8. Codigos de Gameshark #Atravesse as paredes ?
    PS1
    Castlevania: Symphony of the Night

    ResponderExcluir