8 de abril de 2015

Personagem do Mês de Abril de 2015 na Retro-Gamers Brasil no G+

Sejam novamente bem vindos ao Desconstrutor de Jogos, hoje, como de costume relativamente no início de cada mês, estarei trazendo o Making-of da Pixel Battle Art que eu faço mensalmente para a Retro-Gamers Brasil uma comunidade de jogos antigos que estamos mantendo no G+.



Como este mês, mais precisamente no dia 19 de Abril, celebramos aqui no Brasil o dia do Índio, nada mais que natural a nossa temática seja justamente dedicada a eles. Bem, para aqueles que desconhecem, basta dizer num ultra resumo que este dia foi criado pelo presidente Getúlio Vargas, através do decreto-lei 5540 de 1943 como uma forma de refletir sobre os valores culturais dos povos indígenas e a importância da preservação e respeito a esses valores.

-Mas o que quer dizer uma “temática dedicada à eles”?

Simples! Escolhemos 4 personagens indígenas que participam de games e montamos uma ENQUETE para que fosse decidido através de votação em qual deles representaria a capa da comunidade por um mês inteiro. Dentre eles temos o Chief Thunder dos jogos Killer Instinct, MudMan dos jogos World Heroes, NightWolf dos jogos Mortal Kombat e por fim Thunder Hawk Street Fighter.

Vamos a cada um deles...

Chief Thunder (Killer Instinct):
Chief Thunder ou “Chefe Trovão”, cujo nome verdadeiro é Hinmatoom é um guerreiro nativo-americano tradicional e um personagem em Killer Instinct frequentemente chamado apenas de Thunder. Se quiserem saber mais sobre ele, basta CLICAR AQUI para ser levado para a Wika de Killer Instinct

“Now I go along with the law.”

Para inseri-lo na pixel battle, entrei em dois sites em busca de seus Sprites, tanto no MugenGuild quanto no Spriters Resource, todavia, infelizmente, fui incapaz de encontrar sprites dele na qualidade Arcade, então acabei ficando mesmo com um quadro dele na versão Super Nintendo, mas muito embora a qualidade seja relativamente baixa se comparado com o que há de melhor sobre ele, creio que isso não vá incomodar.

MudMan (World Heroes):
Introduzido pela primeira vez em World Heroes II como uma homenagem ao mangá Mudmen de Daijiro Morohoshi, MudMan é um xamã e/ou um bruxo doutor e um guerreiro sagrado para sua tribo. Ele luta em nome de seu deus Fahfar para livrar o mundo de forças malignas e proteger a natureza, esperando receber um dia seu direito de entrar ao Paraíso. 


Apesar da seriedade de sua missão e compromisso, MudMan é um personagem muito alegre e otimista. Seu desenho lembra a aparência de caçadores de cabeça da Nova Guiné.

Somente por pertencer a franquia World Heroes, uma série de luta de que tanto gosto por ter sido uma das primeiras que tive contato num legítimo Neo Geo, desejei que o MudMan tivesse ganho. Seus Sprites (Na verdade Gif’s animados), por incrível que pareça foram encontrados na Desciclopédia.

NightWolf (Mortal Kombat):
Sua primeira participação em Mortal Kombat III representou a estreia do primeiro personagem indígena americano num game da série. Além de historiador e shaman, Nightwolf é um sábio e poderoso guerreiro dedicado a fazer o bem. Se quiserem saber mais sobre o personagem, basta clicar AQUI para ser conduzido ao Wiki de Mortal Kombat.

“Ele é capaz de conciliar energias espirituais internas e externas, melhorando seu desempenho nas batalhas”

Para quem trabalha com pixel art customizada usando gráficos de games ou mesmo um estudante ou produtor de fangames de Mortal Kombat, não existe lugar melhor que o site Mortal Kombat WareHouse para encontrar essas coisas. Aliás! Por sinal, além do Spriters Resource também usei o Data Base do Mortal Kombat WareHouse para pegar os elementos que foram usados para criar o cenário onde se passa a pixel battle.

Thunder Hawk (Street Fighter):
Nascido no dia 21 de Julho de 1959 e conhecedor do estilo de luta tribal dos Thunderfoot, Thunder Hawk também é de origem nativo americana cuja sua primeira aparição foi no jogo Super Street Fighter II: The New Challengers de 1993. Ele é extraordinariamente alto e forte para um indígena de sua tribo, sua face é adornada com pinturas indígenas. Seu pai, Arroyo Hawk, foi assassinado por M. Bison, se quiserem saber mais sobre a história dele, basta clicar AQUI para ser levado para o artigo da Wikipédia sobre este personagem. Mas podemos indicar a ótima leitura sobre este personagem no site Wikia sobre Street Fighter clicando AQUI!

“Fighting with conviction leads to victory!”
Devo confessar que o Thunder Hawk é o personagem que eu menos gosto tanto no Street Fighter quanto nesta enquete, jamais me dei bem jogando com ele apesar de ficar impressionado com o tamanho que ele tem. Seus Sprites usados na pixel battle fora retirados de Gifs animados do site Fighter’s Generation, aliás! Deem uma passada lá para verem os sensacionais gifs de jogos de luta que existem por lá.
Montando os cenários e definindo os NPC’s:
Conforme informado anteriormente, além do site Mortal Kombat WareHouse também usei elementos de Castlevania Sinfonia da Noite da biblicoteca do Spriters Resource, e vários dos NPC’s foram retirados DESSE LINK e de outros Sprites que eu tenho em casa na minha biblioteca pessoal de Sprite Sheets, e se vocês observarem na imagem a seguir...

Localizem 4 seres de Phantasy Star nessa bagunça
:-)

...perceberão que alguns elementos não foram usados. Há! E eu customizei um Rolf Landale usando gráficos de personagens de jogos de Arcade, basta olharem com mais atenção que vocês encontram ele por lá.

O vencedor:
Quem acabou levando a taça de ouro foi o NightWolf dos jogos da série Mortal Kombat.


Parabéns ao NightWolf e fiquem agora com o quadro de batalha deste mês:

Cliquem na imagem para vê-la em seu tamanho original
Espero que tenham gostado do post. Desejo a todos Vida Longa e Próspera!
\\//_

2 comentários:

  1. Agora que deu pra ver a trabalheira pra montar este quadro. Aff...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As vezes demora bem mais que o esperado... Mas o que chateia é quando o que bolamos não dá certo...

      Excluir