16 de abril de 2015

Pac-Man + Space Invaders + Pong e uma pitada de Donkey Kong = Pacapong

Gamistica, cronológica e ultra resumidamente falando, a primeira grande obra rentável a ser inserida no mercado foi o Pong desenvolvido pela Atari Inc. no dia 29 de novembro de 1972. Posteriormente, em junho de 1978, foi a vez de Space Invaders, game desenhado por Tomohiro Nishikado e inicialmente construído pela corporação Taito. Em seguida saiu Pac-Man na data de 22 de maio de 1980, um game projetado pelas mãos de Tōru Iwatani e distribuído para o mercado estadunidense pela Midway Games. Por fim, tivemos Donkey Kong criado por Shigeru Miyamoto e lançado no ano de 1981 com o selo da Nintendo, palavra esta que acreditava-se significar algo como "deixe a sorte com o paraíso" (Uma das interpretações), como uma forma de citação aos jogos de cartas que a empresa produzia no início dos tempos.

 Gostaram do Banner que eu criei numa tarde roubando pegando elementos DAQUI? ^_^

Obs: Mas há quem dê outros significados para a palavra "Nintendo", basta clicar AQUI ou AQUI para saber mais.
Creio que antes de jogar o Pong para Atary (Home Pong), o meu primeiro contato com um game “do gênero” (Baseado nele) foi num velho Odyssey de modelo que acredito ser o “2100" na segunda metade da década de 1980 (Ou seja, nem era um Pong Legítimo), já o Pac-Man e o Space Invaders eu devo ter jogado num velho e sujo Fliperama perto de casa, sendo que no caso do Space Invaders devo salientar que eu apreciava bem mais a sua variação chamada Galaga e Galaxian (arcade) que, por sua vez, era bem conhecido, mas não tanto quanto “Space Invaders”, e por fim o Donkey Kong eu jamais tive contato com a máquina Arcade alguma, sendo que as minhas primeiras jogatinas foram através de emulação. Mas qual a razão por eu estar falando desses jogos num mesmo parágrafo? Simples! Observem o gif a seguir:


Conheçam o Pacapong, um jogo multiplayer criado pelo designer Dick Poelen da KingPenguin como uma forma de homenagear grandes clássicos do Arcade mesclando, num único game, os títulos aos quais mencionei no início do post. O objetivo do jogador é controlar a barra do rebatedor do Pong lançando um Pac-Man pelas rotas cheias de bolinhas, sendo que e quem pegar mais bolinhas dentro do tempo determinado, vence. A dificuldade maior fica por conta dos alienígenas do Space Invaders e do Donkey Kong que, por sua vez, fica lançando barris aos quais você deve se desviar. Os links para download dessa belezura você faz indo no site oficial clicando AQUI sendo que o mesmo está disponível para download “de grátis” em versões para Linux, Windows e OSX. Por hoje eu vou ficando por aqui esperando que tenham apreciado esta breve postagem. Deixem nos comentários sua opinião sobre o Pacapong.
Até mais, Vida Longa e Próspera!
\\//_

2 comentários:

  1. Uau, que ideia louca! Mas ainda assim, uma excelente homenagem a alguns dos maiores clássicos de todos os tempos!

    ResponderExcluir
  2. Tinha visto no 9GAG mas não sabia que havia sido feito um jogo de verdade! Muito bacana.

    ResponderExcluir