6 de janeiro de 2015

Como configurar e inserir códigos no Kega Fusion

O Kega Fusion ou simplesmente Fusion é um emulador multi SEGA plataforma que além de emular os sistemas Sega SG-1000, SC-3000, Master System e GameGear, ele também emula Image CD/CUE/ISO de SEGA CD e ROM’s de 32X devidamente configurada com suas Bio’s. Apesar de não gostar de usar ele, as vezes eu recorro ao Fusion porque além da vantagem de emular vários sistemas, a versão 3.64 também emula ROM’s que NÃO são emuladas noutros emuladores como os do padrão Gens. Não é a toa que é o queridinho dos retro jogadores de games antigos. Portanto, este tutorial foi escrito mais por necessidade devido ao próximo jogo a qual irei falar aqui no Desconstrutor de Jogos. Se quiserem experimentar este emulador, basta clicar AQUI.

Configuração de Gráficos:

Geralmente eu jogo em formato de “Janela” (Window Size) com resolução de 640x480 que são facilmente configurados indo em “VIDEO” > “Window Size”, mas também existem configurações como 320x240, 960x720 até 1280x960. Repare na imagem a seguir o padrão de configuração que eu utilizo e a renderização marcada em hq4x (Maxim Stepin).

Assim como no DeBuGens, também recomendo o uso de filtro HQ?x.


Configuração de Sons:

Para encurtar a conversa, basta observar a imagem a seguir para ver como deve ficar a parte de configuração sonora deste emulador.
A frequência em 44100Hz com SuperHQ e a opção Filter também “ticada”.

Configuração de Controle:

Indo em “OPTIONS” > “SET CONFIG” você abre uma janela onde várias outras coisas podem ser configuradas como as Bios e os Controles. A imagem a seguir demonstra a tela de configuração de joystick que se encontra na aba “Controllers”. Você primeiro deve definir em “Port 1” se é um Joystic de 3 ou 6 botões podendo configurar até o Menacer (Um lightgun wireless criado para Genesis), Mouse e etc. E depois deve clicar em “Define” e ir dando o comando conforme for pedido.

Você pressiona o comando conforme indicado na posição da linha horizontal esverdeada


Configuração de Bios:

Os pacotes de Bios servem para você rodar jogos de SEGA CD e 32X, você baixa o pacote completo clicando aqui (http://www.4shared.com/rar/bZM7F6pzba/_32X_Bios_GCOffline_v15_Genesi.html?). Para configurar as Bios de SEGA/MEGA CD, você deve ir para a aba “Sega CD” e clica em Browse e configura us_scd1_9210.bin para Bios do console Americano, jp_mcd1_9111.bin para Bios do console Japonês e eu_mcd1_9210.bin para Bios do console Europeu. O mesmo se dá para configurações de Bios para o SEGA 32X, primeiro você clica na aba “32X” e configura 32X_G_BIOS.bin para M68K BIOS, 32X_M_BIOS.bin para Master BIOS e 32X_S_BIOS.bin para Slave BIOS. Observe a aparência destas telas no gif animado a seguir.
Clicando em “Browse”, você carrega as bios que são pedidas

Inserindo códigos de ProAction Replays ou GameGenie:

Com a ROM do jogo carregada, vá em FILE > Game Genie / PAR (Ou combine as teclas Alt + G do seu teclado). Em seguida aparecerá essa tela para a inserção do código:

Você adiciona os códigos de Game Genie ou Pro Action Replay no setor “Code:” e em Description você escreve uma breve descrição do que o código faz. Em via de regra, para códigos de Game Genie a regra muda um pouco, são quatro caracteres alfa numéricos separados de mais quatro por um travessão (-). Acredito que com base neste texto, seu emulador além de estar adequadamente configurado, você ainda esta habilitado tanto para usar códigos de Pro Action Replay quanto para Game Genie.

Selecionando a ROM certa para o sistema correto:

Infelizmente o Fusion trabalha com opções distintas para carregamento de ROM’s, diferente do Gens que basta você ir em File e Open ROM que você carrega tanto as ROM’s de Mega Drive quanto de 32X como também as ISO’s de SEGA/Mega CD. No Fusion, você vai em “File” e depois clica em Load MasterSystem ROM para abrir a janela onde você irá carregar seu jogo de Master System, Load GameGear ROM para abrir a janela onde você irá carregar seu jogo do portátil Game Gear, Load Genesis / 32X ROM para abrir a janela onde você irá carregar seus jogos tanto de Mega Drive quanto de SEGA 32X e por fim Load SegaCD Image para abrir a janela onde você irá carregar seu jogo de SEGA/MEGA CD.

E assim eu vou ficando por aqui com mais este tutoria, até a próxima e vida longa e próspera.

\\//_

7 comentários:

  1. q massa.. nao conhecia tanto desse emulador

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As vezes eu penso que esse emulador é o queridinho tanto dos jogadores quanto dos programadores como dos Code Hunters...

      Excluir
  2. Yoz, que belíssimo tutorial! Pretendia fazer um para breve no Shugames, já que engatei a quinta nesses tutoriais rápidos de emuladores, mas o seu já disse tudo e um pouco mais. Talvez eu faça apenas algo bem leve só falando por cima mesmo.

    A propósito, sobre os filtros de vídeo, não sei se você conhece, mas o filtro XBR (feito por um brasileiro) é muito bom, achei até melhor que os hqx que você mencionou. Nesse link você encontra todas as informações (é do fórum Retrospace): http://forum.outerspace.terra.com.br/index.php?threads/um-filtro-que-ando-desenvolvendo-para-retro-jogos.261289/

    Não sei se os links para download estão funcionando, qualquer coisa você me manda um e-mail que eu te envio os filtros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que conheço esse filtro... Seria até uma boa passar a usar ele, não é?

      Excluir
  3. como eu coloco um filtro nesse emulador? quero colocar o xBR5, se vc tiver outro xBR me passe por emai pfv

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Allan! Eu tinha encontrado outro dia um belíssimo tutorial sobre esse emulador, basta clicar nesse link e ver se te ajuda: http://www.memoriabit.com.br/emulando-velharias-como-jogar-videogames-da-sega-no-kega-fusion/

      Excluir
  4. hola y como puedo meter gamies en sega fusion sega cd ??

    ResponderExcluir