18 de abril de 2018

Como você joga os clássicos do passado?

A maioria dos Retro-Gamers da minha época jogam os grandes clássicos do passado via emulação, pessoalmente eu não me importo de jogar no teclado até porque é nele que eu trabalho a busca das Desconstruções, mas mesmo assim existem jogos em que eu simplesmente não consigo encaixar comandos pelo teclado, por isso, apelo para um Joystick de PC que comprei numa simplória loja de informática.

Todavia, existem experiências aos quais desde sempre eu quis experimentar, como por exemplo, jogar Street Fighter II do Arcade usando um Joypad de Super Nintendo, jogar Super Mario World num Joy de Mega Drive só pra ter o prazer de cometer um sacrilégio imaginário ^_^. Felizmente existem lojas que vendem adaptadores que permitem conectar seu velho joystick de consoles retrô no USB de seu Computador e dar um passo na simulação de um ambiente retrô.

Conversando sobre isso com alguns amigos, aparentemente acabei ligando o modo RetroNostalgia neles a qual desencadeou manifestações verbais descritivas na tentativa de maximizar ainda mais essas experiências das antigas, uma delas foi sugerindo ligar o PC na TV, usar um filtro de ScanLines para que o monitor pudesse simular a tela da televisão. Pôr uma daquelas velhas cadeiras de locadoras ou mesmo um sofá ou poltrona na frente DESTA TV conectada no microcomputador, sem se esquecer, é claro, do suco TANG laranja para acompanhar, ou aquele velho e delicioso Baré tutti frutti da garrafa de vidro com biscoito recheado (Minha favorita era a Bolacha recheada Bono de morango).

Engraçado que tratando desses assuntos agora, veio-me a mente doces recordações, como, nos momentos frios, estar tomando leite quente ou misturado com Nescau ou Quick degustando bisnaguinhas seven boys ou Elma Chips. Tínhamos em casa um daqueles aqueles velhos televisores de Válvula da Colorado RQ Modelo Iguaçu de 24 polegadas ainda em caixa de madeira, e era lindo jogar vídeo game naquela coisa, na verdade tudo parecia ser bem mais simples naquela época. As vezes eu sentava com uma postura nada adequada e sadia nas poltronas ou no chão usando o assento do sofá como encosto e jogando vídeo game numa boa, sem compromissos, preocupações e etc.

O que me faz pensar que antigamente a área de lazer da família eram as salas de estar, mas nunca consegui reuni minha família para jogar vídeo game comigo, e como muitas vezes era indispensável um companheiro de jogatina, quase sempre eu apelava para a companhia de algum colega de escola ou um vizinho.

Bem, passei aqui só pra compartilhar essa inspiração. Desejo à todos Vida Longa e Próspera.
\\//_

Nenhum comentário:

Postar um comentário