20 de fevereiro de 2016

Castlevania Symphony of the Night (Gamers on the road: 010) Explorando Royal Chapel

Demorou, mas saiu! E eu começo fazendo uma pergunta que sempre me deixou encucado: Porque raios o Drácula precisa de uma Capela?! De qualquer forma a nossa aventura seguirá pela Royal Chapel, um gigantesco lugar com vários salões, esculturas inspiradas em imagens cristãs, grandes sinos, escadaria, torres e até um confessionário.

E para chegar até este local, da Underground Cavers pegue o caminho para a Marble Gallery e siga para a esquerda passando pela sala do grande relógio e prosseguindo pelo caminho inverso até a Alchemy Laboratory, continue indo sempre para a Esquerda e após o salão onde você enfrentou os chefes Slogra e Gaibon, existirá uma porta selada por uma magia azulada, lembram da Jewel of Open (Jóia do Lacre) que foi adquirida com o mercador da Livraria?
Após a porta, encontramos Maria, mas se você entrar nessa área para falar com Maria transformado em Lobo, seu personagem assumirá a forma humana, mas se estiver como Morcego ou Névoa, ele fará o diálogo ainda transformado nesses seres. Mais adiante há uma porta selada por uma magia escarlate, transpassando ela finalmente chegaremos na Royal Chapel.
A beleza desse lugar é de encher os olhos de qualquer pessoa, ao menos é um dos ambientes que mais me atraem, a melodia que toca enquanto transpassamos este cenário, a “Requiem For The Gods”, dá um tom de tristeza e combina com a ambientação. Normalmente, com a ajuda de transformações que permitam voar, conseguimos completar esta porcentagem do cenário Royal Chapel:
Entretanto, a nossa jornada Desconstrutiva vai bem mais além de suas paredes, onde um alguns Glitches permitem você vagar pelo lado externo do castelo pegando uma porcentagem a mais de cenário para a contagem ao final do game, mas se usarmos uns códigos para remover o chão e teto, poderemos passear, além lado externo do castelo, por área mais interna ainda e completamente fora da definição de mapeamento normal de jogatina também normal:
Resultando num acréscimo de porcentagem bem maior do que o adquirido em gameplay normal:
Mais a frente, na torre com grandes sinos guardada por caveiras lançadores de bumerangues e gárgulas esqueléticos alados, há mais pontos a serem explorados pelo lado externo, mas antes vamos ver como ficaria o mapa normalmente:
Quando no interior dos Sinos, alguns comandos são cancelados e o Richter se torna inútil
...se comparado com o mapa abrangendo a exploração externa:
Podemos inclusive antecipar, mesmo não tendo o Spike Breaker para cruzar o corredor de espinhos, podemos pegar o Anel de Prata na sala onde nos encontramos novamente com Maria:
Antes de prosseguirmos e aproveitando que estamos aqui, vamos falar sobre o Confessionário. Aqui ao nos aproximarmos da cadeira e pressionarmos para cima Alucard poderá se sentar, e assim que fizer isso, aparecerá a alma penada ou de um padre ou de uma mulher. Porém, é interessante notar que aqueles espíritos que estiverem usando roupas verdes tentarão atacar seu personagem, os demais poderão falar ou simplesmente deixar cair um Barley Tea. Outro detalhe que poucos notam é que NÃO podemos paralisar o tempo (Stop Watch) e a música continua a tocar quando pressionamos Start para exibir o menu (A musica normalmente para quando entramos no Menu) e o mesmo acontece na musica do Master Librarian.
Nas partes onde tem os sinos, existem uns detalhes curiosos. Primeiro delas que o Alucard fica inatingível quando permanecemos no interior dos sinos, segundo que se você estiver transformado em nevoa, esta aparecerá do lado de fora do sino enquanto que as demais transformações ficarão do lado de dentro.
Na próxima torre de sinos também poderemos arrematar mais porcentagens de exploração de mapa (Área setada) usando o removedor de paredes. Porém, também poderemos observar outros limites, como o pedaço de corredor incompleto que não foi desenhado por não haver necessidade, o que aliás isso até já poderia ter sido mencionado antes já que a ocorrência dessas coisas é constante:
Mais adiante, no meio do próximo corredor, encontramos um Hipogrifo que, segundo as lendas, supostamente o fruto da união de um grifo e uma égua. Mas aqui não há nada de especial desconstrutivamente falando:
Depois da batalha aparece Maria a procura de Richter, após o diálogo, prosseguimos para a ultima torre dos sinos, e mais ares poderão ser exploradas externamente (Seta verde):
E assim dou por encerrado a nossa exploração de hoje, nosso próximo encontro deveremos desbravar a Olrox Quarters. Até lá, Vida Longa e Próspera!
\\//_

10 comentários:

  1. Cara to adorando acompanhar o descontrutor!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado, Heitor! Continue nos visitando... Amanhã tem post novo do amigo Eric Mascarenhas...

      Excluir
  2. Entro a cada dois dias para ver os posts novos.
    Interessante notar as partes inacabadas ou incompletas do cenário, seja por ser desnecessário, seja pela ideia ter sido descontinuada.
    Achei bem interessante o fato da forma de névoa aparecer por cima do sino, isto seria um bug gráfico ou intencional?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estamos um pouco lento nas postagens devido a falta de tempo. Mas teremos um big material desconstrutivo sobre Super Mario World, só ainda ão tenho certeza de quando sairá...
      Sobre a sua pergunta, possivelmente seja algum erro de programação de camada por conta do efeito nevoa abranger uma área maior e, possivelmente, usar partículas poligonais em vez de sprites (Não estou afirmando que seja isso, apenas conjecturando)

      Excluir
    2. Entendo, perguntei por curiosidade mesmo. Caso fosse algo intencional, poderia ser alguma função descontinuada, por isso a pergunta. ;D

      Oh, SMW é ótimo, foi um dos primeiros jogos que joguei. Já explorei de cada canto do jogo, tentei bater meus tempos nas fases, tudo. Seria muito bom ver "além" do que um jogador normal. haha

      Não se estresse pela frequência de postagem, preze pela qualidade e detalhamento. Claro, sem deixar muito "massante" de ler. Em resumo, está ótimo do jeito que tá e em time que está ganhando não se mexe. haha
      (Claro, se puder aumentar a frequência sem decair, seria demais. \o/)

      Excluir
  3. Lendo em 2018. Mas é verdade. Pra que uma capela no castelo do Dracula? Será que é porque ele se sente culpado pela morte da esposa. Sabemos que no final ele cita um verso da bíblia antes de morrer. Mas eu nunca tinha pensado nisso tão a fundo antes de ler esse post.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um amigo meu disse que talvez seja porque Vlad Tepes era católico ortodoxo e seu pai da ordem do dragão, que era um grupo religioso cristão.

      Excluir
  4. O real motivo dessa capela, é pq ela é a chave do porão do castelo. Ninguém fala na net, eu jogo desde criança e nunca vi ninguém comentar, mas nessa estátua existe uma combinação que faz ela sair água e abrir o porão do castelo. Combinação de anel e colar

    ResponderExcluir