18 de janeiro de 2016

Review - Claw

Salve salve, depois de muito tempo sem postar nada, eis aqui um novo review para o Gamer Desconstrutor.

Meu nome é Kurt Hectic e esse é o review de Claw.


Claw, ou também conhecido como Captain Claw, foi um dos meus jogos favoritos que tive na infância e que até hoje tenho o CD original :). Lembro de como eu jogava a demo do jogo que contava somente com 2 mapas personalizados exclusivo para ele e fazia com que eu ficasse curioso com a versão completa.
Depois de muito tempo, consegui colocar as mãos nesse jogo totalmente excelente e era em português, tanto texto quanto as falas e com boas vozes, ótima sincronia e texto com mesmo sentido comparado com inglês.

Toma chumbo *bang*

Claw é um jogo desenvolvido pela Monolith Productions que também fez outros classicos como Blood, Shogo: Mobile Armor Division, The Matrix Online e continua desenvolvendo até hoje.


Foi lançado em 30 de Setembro de 1997 na America do Norte e 17 de Fevereiro de 1998 na Europa.

É um jogo estilo plataforma para 1 Jogador mas também multiplayer.

Você é o Capitão Natanael José Claw (Nathaniel Joseph Claw em inglês). Um famoso pirata que foi capturado pela Cocker-Spaniards (referencia a uma raça de cachorro). Seu navio foi atacado e sua tripulação está desaparecida. Você é levado para prisão e depois será executado pelos seus crimes. Na prisão você encontra escondida uma carta e um pedaço de um mapa onde diz que o amuleto das nove vidas existe, um amuleto que te garante quase imortalidade. Um guarda tenta te matar mas você consegue sair e assim começa a caçada pelas pedras e o amuleto.


O amuleto das 9 vidas.

Jogo é no estilo plataforma onde você comanda o pirata Claw por 14 fases enfrentando vários inimigos e armadilhas. Durante o caminho vai existir 2 checkpoints e assim caso perca todas as vidas ou perdeu a chance de pegar algum tesouro você pode voltar. Para ajudar no seu caminho você encontra munição para suas armas, armas especiais como espada de fogo, luz ou gelo que ajudam com ataques a distancia e vida que podem ser em formato de poções (que recuperam mais) ou itens como comida (recuperam menos).

Toma essa *pow*

Quando mata os inimigos eles deixam moedas, caveiras de outro, taças e outros itens de valor que somam pontos, no final de cada fase mostra sua pontuação final e quantos itens você pegou comparado com tudo que tinha na fase. Antigamente você conseguia fazer upload da sua pontuação para os servidores da Monolith e ver seu nome em uma lista mostrando os melhores. Infelizmente a Monolith se descuidou e chegou um momento que hackers enviavam pontuações acima do normal e depois de muito tempo esse ranking foi removido, mas desafios ainda são aceitos em comunidades ;).


Todos os chefões tem sua estratégia e forma de combate, usar suas armas como pistola e garra mágica não funcionam porque eles defendem, você sempre vai usar sua espada, socos e chutes para vencer. No final de cada boss você recebe uma das pedras do amuleto até chegar no boss final.



Você é grande mas não é dois.

Eu nunca tive a chance de jogar no multiplayer mas até hoje é um dos meus sonhos. Por que? Porque não era qualquer jogo que aguentava 64 jogadores em uma mesma partida em 1997 *off: SSSSIIIIXXXXXTTTTHHHHHH FOOOOOOOOOOOOOOOOOOUUUUUUURRRRRRRRRR*
Essa screenshot mostra como é o multiplayer onde você jogava por pontos ou quem terminava primeiro.



RRRRRRRUUUUUNNNNNNNNNNNNNN.

e espere tem mais.... ;)
Além de ter o modo single player e multiplayer, você tem TOTALMENTE GRÁTIS um construtor de mapas onde você pode criar os seus mapas personalizados com tudo que tem direito e personalizando desde da vida dos monstros até duração dos itens especiais. Existem até mais de 1 editor que contem mais opções para personalizar os mapas e funções.


Mapa sendo construído com WapMap - Editor de mapas do Claw.


Claw é um dos jogos que marcaram minha infância, que possui uma ótima trilha sonora e que exigia uma configuração simples para os computadores da época (Pentium 90 + 16MB RAM).

Também tentaram fazer Claw 2 mas foi cancelado. Alguns fãs tentaram fazer mas sem sucesso e tudo que existia para continuação pela Monolith foi utilizado em outro game que não possui conexão nenhuma com jogo, mas seria em 3D (oh god why T.T)


Infelizmente o jogo não foi lançado para nenhum console e não está disponível na Steam, GOG para aqueles que querem uma copia original, mas conseguem achar na internet fácil e diversas comunidades.

Com uma excelente trilha sonora, boa jogabilidade e muitos desafios, Claw é um jogo totalmente excelente com selo Kurt Hectic de qualidade XD.



Diga onde estão as pedras e os deixarei vivos ò.ó



Um comentário:

  1. Que jogo bonito para PC. Em geral, não curto plataformas nesta plataforma. Mas uma coisa é certa. Claw poderia ter saído para Sega CD, ele tem um "jeitão" de Sega, e no Sega CD a música excelente seria preservada.

    ResponderExcluir