1 de novembro de 2015

Personagem do Mês de Novembro de 2015

Novamente iremos por os vilões a prova na enquete do personagem do mês de Novembro de 2015, quer dizer, as vilãs, mais precisamente as periguetes dos games que só sabem dar trabalho aos protagonistas. Portando, se mais delongas, vamos as participantes:


Carol (Captain Commando):
Levando a medalha de latão temos Carol, uma mulher capaz de utilizar descargas elétricas durante o combate e que tem preferências por usar táticas sujas, uma delas consiste em atacar depois que seus amigos enfraquecem os personagens, tornando fatais suas investidas. Pouca coisa existe na internet sobre essa personagem, geralmente Carol, que tem seus cabelos rosas, é mencionada junto a Brenda, que por sua vez é Loira. Alguns sites as classificam como um “Doce Veneno”, mulheres lascivas e perigosas que foram corrompidas pelo poder.
Linda Lash (Double Dragon):
O Bronze vai para Linda Lash. Também chamada de Rinda, Linda é uma assassina que aparece geralmente usando chicote nos jogos da série Double Dragon. Assim como Carol, poucas coisas são mencionadas sobre elas além de suas características físicas e os games aos quais participou. Porém, se quiserem saber um pouquinho mais sobre ela, basta clicarem AQUI.
Electra (Street of Rage):
Felizmente para esta que levou prata nas votações, temos um pouco mais de informações. Electra é uma personagem cujo sua primeira aparição foi no game Street of Rage 2. Ela tem 29 anos e tem 1m e 75cm, sua arma de luta é o chicote que tem como especial um ataque elétrico o site BareKnuckleWikia tem mais informações sobre ela caso tenham interesse.
E a “vencedora” é...
Poison (Final Fight):
A vencedora da enquete é Poison, que teve suas origens no jogo Final Fight. Bem, o que dizer sobre ela? Posso começar informando que tudo era para ser bem mais simples, mas devido a uma desinformação por parte da Capcom Americana, certos fatos em torno desta personagem acabou gerando uma polêmica infernal, coisa que se arrastou por mais de duas décadas.
“Ela pode parecer uma mulher com belas curvas, mas as câmeras enganam”

Muitos pensavam que ela realmente fosse uma mulher, o que não é de se estranhar já que a própria Capcom Americana, preocupada com a questão da violência contra a mulher, transformou a Poison em um travesti quando localizou e trouxe o game para o ocidente. Só que esboços criados pela Capcom Japonesa ANTES do lançamento do jogo no Japão já a classificava não como uma mulher e nem como um homem, mas como algo chamado “Newhalf” ("Nyuuhaafu"), que é uma gíria japonesa para transexual podendo ser travesti, drag queen, homem transexual ou uma mulher hermafrodita na definição oriental de "shemale".
A conversa é mais embaixo

Podemos observar fatos que embasam sua sexualidade em Capcom Classics Collection (uma coletânea de jogos de Arcade), lançado para Playstation 2 e X-Box em Setembro de 2005 nos EUA, podemos ver nos Extras de Final Fight as descrições tanto de Poison quanto de Roxy, onde Poison é tida como uma Transexual. O produtor Yoshinori Ono escreveu a seguinte mensagem em seu twitter: “Vamos esclarecer de uma vez. Na América do Norte, Poison é oficialmente uma transexual operada. Mas no Japão, ela simplesmente esconde seu dote para parecer mulher.” Mas isso quer dizer que quando ela viaja do Japão para os estados unidos, aparece um cirurgião com uma anestesia e uma tesoura na mão para mutilar o coitado? Eu costumo pensar em duas linhas paralelas onde as diferenças residem aí.
A jogabilidade não tem nada a ver com o conteúdo da bermuda de Poison

Poison foi uma órfã que viveu num orfanato a maior parte de sua infância e onde conheceu Roxy, cuja relação foi além da amizade se tornando uma parceria de sobrevivência naquele lugar onde imperava a violência. Ao deixar o orfanato, após atingir a maior idade, passou a se envolver com crimes em busca de dinheiro fácil, por ventura se envolvendo na gangue Mad Gear cujo poder ascendia cada vez mais.
Essa tábua quer prego :-)

Nos eventos decorridos no game Final Fight I, Belger, líder da Mad Gear, ordenou que seus capangas, incluindo Poison, dessem cabo de Cody, Guy e Haggar, mas a investida acaba dando errado já que toda a gangue foi liquidada pelo trio. Poison fica de fora de Final Fight 2 e 3 (Final Fight Tough), vindo a aparecer somente em Final Fight Revenge onde descobre-se que Poison é apaixonada por Cody.
Making Of do quadro de batalha:
Visando maior agilidade na produção do quadro de batalha, novamente resolvi apelar para a simplicidade quanto a montagem do cenário, todavia resolvi prestar uma pequena homenagem ao Roberto Gómez Bolaños, falecido no dia 28 de Novembro de 2014, pondo as participantes para lutarem num cenário bem conhecido da série Chaves e misturando certo tipo de humores como a velha placa do “corto cabelo e pinto”, dentre outros letreiros engraçados.
Como podem ver, alguns elementos selecionados de Street of Rage 2 acabaram ficando de fora devido a discrepância de cor, eu até poderia tentar mudar a paleta para algo próximo ao que é visto no cenário, mas isso demandaria um tempo a qual não posso gastar, visto que tenho algumas obrigações com o Desconstrutor já que estamos nos aproximando do aniversário do Blog e preciso preparar algumas coisas especiais. Além das protagonistas da enquete, também inseri alguns NPC’s tomando cuidado para poluir o menos possível o quadro de batalha:
Sim! Eu realmente ia inserir o Al Bundy (Interpretado pelo ator Ed O'Neill) no quadro, mas não fiquei satisfeito com o resultado fora que foram levantadas alguns receios quanto aos dizeres na camisa dele. A Poison, por outro lado, recebeu vários testes de censura, mas somente a primeira proposta acabou ficando adequada. A personagem Linda Lash (Double Dragon) também recebeu um tratamento especial na customização, foi selecionada uma pixel arte do DeviantArt da Roxxiepop a qual a mudei a paleta de cor pela da versão da Linda do Double Dragon do Mega Drive e usei o cabeça deste mesmo Sprite para combinar com a pixel arte da Roxxiepop. Confiram o resultado final do quadro de batalha:
Tomei a liberdade de inserir algumas imagens de amigos e parceiros aqui do Desconstrutor. Entretanto, meu amigo Daniel Tallarico Garcia deu uma interessante sugestão de cenário a qual acabou gerando uma versão alternativa do quadro de batalha, confiram na imagem a seguir:
Sendo assim, despeço-me de todos com o meu cordial Vida Longa e Próspera!
\\//_

5 comentários:

  1. Confesso que fiquei bem surpreendido com o resultado. Até esperava que ela ganhasse, mas a lavada aí foi épica!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Teve gente que discordou "dela" ter entrado... Mas fiquei feliz mesmo eu não tendo votado nela porque pude fazer uma boa pesquisa sobre o polêmico assunto da sexualidade dela e trazer essa informação pra cá pro Desconstrutor de ROM"s.

      Excluir
  2. "Na América do Norte, Poison é oficialmente uma transexual operada. Mas no Japão, ela simplesmente esconde seu dote para parecer mulher." Ah, não, se já não basta o Phantasy Star com seu "universo americano" e "universo japonês"... :P
    Eu gostaria de ver a Carol de volta em jogo de luta da Capcom, poderia ser um da série Marvel, ou em um Street Fighter Generation of Doom. Era a minha preferida na época dos fliperamas, como o Capitão Comando também dá choque, eu lembro que imaginava os dois tendo um romance :P Acho que foi a primeira vez que fiz o que hoje em dia é chamado na internet de "shippagem". :P
    Misturar Chaves com meninas de Briga de Rua foi simplesmente sensacional!
    Pra finalizar, esse "corto cabelo e pinto" tá com duplo sentido, hein? :P

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HUAHUAHUAHUAHUAHUA Pior que essa placa do corto cabelo e pinto existe mesmo! HUAHUAHUAHUAHUAHUA

      Excluir
    2. Hahaha, ficou perfeito colocar essa placa em uma ilustração destacando a Poison, uahahahahahaha!

      Excluir