21 de janeiro de 2015

Personagem do Mês de Janeiro de 2015 na Retro-Gamers Brasil no G+

Por sugestão de minha esposa, hoje estarei iniciando um quadro novo aqui no Desconstrutor de Jogos chamado “Personagem do Mês” e que deverá ser postado no início de cada mês. Mas você deve estar se perguntando o que seria esse tal personagem do mês, e que raios é isso de Retro-Gamers Brasil no G+?



Bem, primeiro irei explicar do que se trata a comunidade Retro-Gamers Brasil, esta foi criada pelo Alessandro Velberan, lá pelo final de Janeiro a início de fevereiro de 2013, sendo registrado no CircleCount, no dia 03/02/2013. Nesta comunidade postamos os mais diversificados assuntos sobre jogos de vídeo games de diversas épocas. Cada comunidade exibe uma imagem que pode ser definida pelo criador ou moderador da mesma, no caso da Retro-Gamers Brasil, exibimos um personagem de um determinado game antigo.



No começo, o personagem da capa era o Sonic, até que tiveos a idéia de se criar um personagem diferente para ilustrar a capa da comunidade durante um mês inteiro, a idéia surgiu no dia 26 de Outubro de 2013 sendo que o primeiro personagem foi definido para o mês de Novembro de 2013, primeiro o proprietário da comunidade junto com a moderação, no caso eu e o Soterio Salles, definimos os participantes da votação e lançamos na comunidade para que os membros da mesma escolham seus candidatos, o vencedor desta disputa temática, além de ganhar uma galeria de artes oficiais ou de fans, ainda recebe um quadro de batalha criado por mim onde é exibido os participantes lutando entre si. É aí que entra este novo quadro no site do Desconstrutor, este se chamará “Personagem do Mês na Retro-Gamers Brasil no G+“ (TAG= Personagem do mês) onde eu postarei aqui as pixel battle artes que eu criar. No mês de Janeiro de 2015, por exemplo, tivemos uma batalha entre os personagens Bubsy, Cool Spot, Ristar e Sparkster, este por sua vez, sendo o vencedor.


Como podem observar na imagem anterior, este é o atual modelo de votação a qual adotamos para que possamos definir o vencedor. A imagem mostra o Sparker (Rocket Knight) vencendo os demais participantes com 41% de votos, com base nisso, eu reúno todos os sprites sheets desses personagens, alguns NPC’s geralmente formados por inimigos (Ou não) dos jogos desses protagonistas, e monto o cenário e depois eu insiro os personagens nele em batalha.


Outra coisa que existem nesses quadros de batalha são os Easter Egg, que traduzindo fica “ovo de páscoa”, onde na informática trata-se de qualquer coisa oculta, podendo ser encontrada em qualquer tipo de sistema virtual, incluindo músicas, filmes, videogames etc. Na imagem a seguir, que é a do personagem deste mês, observamos que além dos participantes, temos também o Sonic, Tails, Robotnick, Jerry, dentre outros.

Sparker (Rocket Knight) – Janeiro 2015

Agora vamos as demais pixel’s battle art’s que eu criei e o mês a qual ela foi lançada na comunidade Retro-Gamers Brasil...

Nossa primeira pixel battle foi referente ao mês de Novembro de 2013 com a heroína Alis Landale do jogo Phantasy Star I do sistema Master System

Alis Landale - Novembro 2013

Em Dezembro de 2013 tivemos o Cormano Wild, e este eu consegui fazer algo mais engraçado.

Cormano Wild - Dezembro 2013

Obs: Se não me falhe a memória, os personagem que ficasse em segundo lugar, tinha o direito de participar da próxima pixel battle art, pois basta perceber que o Pac Man mesmo tendo perdido para a Alis Landale, ainda veio para a a pixel battle do mês posterior. Entretanto, depois de muito por em prática esta ideia, percebeu-se que mesmo embora estes personagens ficassem com a medalha de prata, eles continuavam SEMPRE perdendo na próxima pixel battle do mês.

Em Janeiro 2014 tivemos a presença de Juju/Toki, um game que muito embora tivesse nos Arcades, eu jogava de mais no Mega Drive e só sosseguei depois que terminei este game.


Juju - Janeiro 2014


Obs: Eu também passei a dar pistas alguns dos próximos personagens do mês colocando-os como coadjuvantes (NPC’s) das pixels battles. Entretanto, abandonei esta idéia por causa das conferências para definir essas coisas que acabaram sendo tardias. Por outro lado, pude rechear as pixel battles com elementos sem precisar estar obedecendo mais e mais regras que tornassem mais trabalhosas (Até porque, ultimamente eu ando me atrasando com a entrega dessas pixel battle).

No mês de Fevereiro 2014 eu tive uma erótica idéia para que a Blaze Fielding vencesse os adversários, mas confesso que fiquei relutante em lançar esse pixel battle (Imagem a seguir).


Blaze Fielding - Fevereiro 2014


Em Março 2014 tivemos um estranho e inesperado vencedor de uma pixel battle, o Bloco T do jogo Tetris (“T” de Tetris J).

Bloco T - Março 2014

Obs: Como podem ter reparado, também não padronizei a resolução das imagens, fiz isso propositadamente para que eu pudesse trabalhar mais livremente nas construções dos cenários aos quais os personagens iriam interagir entre si.

Outro momento especial da série de votações , foi a que realizamos para o “personagem” do mês de Abril 2014, que na realidade não foi um personagem, mas sim Item do Mês de Abril 2014, que consistia em votar em qual dos itens mais marcantes usados por personagens gamísticos.


Eram eles, o Cogumelo Vermelho do Super Mario Bros, os Assados que aparecem na maioria dos Beat'em Up, a Tri-Force do The Legend of Zelda, e o Capacete do Mega Man dos jogos de mesmo nome que foi “quem” acabou vencendo a disputa.


Elmo do Mega Man - Abril 2014


Para desenhar esta pixel arte, já que eu não consegui pensar em nada que fizessem esses itens lutarem entre si, somente criei um pódio onde é entregue o troféu de ouro para o primeiro lugar.


Capacete do Megaman (e a evolução do personagem) - Personagem do Mês #1


Em Maio de 2014 temos aquela pixel battle que eu menos curto, que foi a que eu fiz para ilustrar o vencedor Opa-Opa. Confesso que não estava com muitas idéias, mas muita gente curtiu, então não irei discutir com elas.



Opa-Opa – Maio 2014


Kirby levou a melhor em Junho de 2014, e este com certeza foi uma das pixel battle que eu mais gostei de fazer. Primeiro porque eu tive de customizar o sprite do Kirby para dar a entender que ele engoliu o Sephiroth e esta usando seus poderes para lutar.


Kirby - Junho 2014


Confesso que para o mês de Julho de 2014 eu estava torcendo pelo “Billy” Eye doll do game Killer Instinct, porque sempre achei que de todos os chefes finais ele fosse o mais intimidador, a final de contas, sem piedade ele matou a própria mãe que estava estendendo as mãos para ele. Mas no quadro de batalha, eu fiz com que ele perdesse a luta numa posição não muito constrangedora.


Pyron - Julho 2014


Mas para o mês de Agosto de 2014, onde fizemos a primeira disputa de duplas, eu compus aquele cujo cenário eu considerei o mais épico e um dos que eu mais gostei de fazer, Billy e Jimmy Lee do game Double Dragon enfrentaram um verdadeiro apocalipse zumbi com os mais sortidos tipos de canibais mortos. Esse até deu o que falar, basta clicar AQUI para ler os comentários.


Billy e Jimmy Lee - Agosto 2014


Mike Haggar levou a melhor como o personagem do mês de Setembro de 2014, até pus uma situação em que a Jessica, filha do prefeito da corrupta Metro City esta de namorico com um dos vilões do game, e olhem só quem não esta gostando nenhum pouco disso.


Mike Haggar - Setembro 2014


Em Outubro de 2014, o personagem Firebrand, protagonista do consagrado jogo Demon Crest, aparece num cenário montado com elementos que capturei há vários anos. Usei elementos de tudo quanto foi jogos, e imaginava que quem ia vencer fosse o Tyrant dos jogos da série Resident Evil.


Firebrand - Outubro 2014


O pseudo Kakaroto/Goku, o personagem Rookie venceu em Novembro de 2014 e por conta disso ganhou uma pixel battle muito boa.

Rookie - Novembro 2014

Por fim, em Dezembro de 2014, ultimo personagem do ano, temos o sensacional Shang Tsung versão Mortal Kombat I como o Vote no Personagem “Papai Noel” do ultimo mês de 2014.


Shang Tsung - Dezembro 2014


Conforme pode ser lido neste link vários comentários engraçados foram deixados referentes a postagem oficial deste vencedor, mas se observarem cada detalhe desta imagem, perceberão inúmeros Easter Egg.

E assim vou encerrado este texto por aqui  com a reunião de todas as pixel battles que eu criei desde o mês de Novembro 2013 até o personagem deste mês, Janeiro 2015, com Sparker (Rocket Knight). Vale informar que como este é um post de inauguração do quadro, ele saiu extremamente grande, mas creio eu de NÃO enfadonha leitura. As demais postagens sobre os personagens do mês não deverão ser tão grandes quanto esta.

E assim vou ficando por aqui desejando a vocês, leitores do Desconstrutor de Jogos, vida longa e próspera!
\\//_

6 comentários:

  1. Os Quadros da Batalha dão um charme especial para o personagem do mês, e a galeria ficou muito bacana. Pra mim as melhores foram a do Kirby e a do Double Dragon.

    ResponderExcluir
  2. De longe meu favorito foi o dos irmãos Lee de Double Dragon como vencedor... não que os outros sejam ruins pelo contrário cada vez mais você surpreende com alguma novidade nos quadros.
    A nova enquete está chegando vamos ver no que vai dar o próximo "Quadro da Batalha by J.F.Souza" kkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quero ver se eu entrego o próximo quadro de batalhas SEM atraso pro Velberan...

      Excluir
  3. Essa do Double Dragon não tinha visto pois era na época que eu estava longe das redes sociais.
    Ficou sensacional, principalmente pelas imagens dos "procurados" kkkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HUAHUAHUAHUAHUA Essa dos procurados sou eu, o Sotério e o Velberan... HAHUAHUAHUAHUAHUA

      Excluir